Fique de olho no eSocial

eSocial

Olá, tudo bem?

Como todos sabem a partir de 08 de Janeiro de 2018 o sistema oficial do eSocial começou a receber as informações cadastrais dos empregadores e as suas respectivas tabelas (Estabelecimento, Rubricas, Cargos, outros), porém, apenas, para as empresas com faturamento anual maior que R$ 78 milhões.

No entanto, o comitê Gestor do eSocial, orienta que as empresas continuem utilizando o ambiente de produção restrita para executar eventuais acertos e realizar todos os testes necessários em sua base, antes de enviar essas informações para a Base Nacional do eSocial, (Ambiente Oficial).

Lembramos que o ambiente de produção restrita continuará sempre funcionando, ou seja, não haverá bloqueio na aplicação de testes, dessa forma será possível prevenir que dados inconsistentes sejam enviados para o ambiente oficial resultando em erros desnecessários.

Você que já utiliza nosso sistema Folha Phoenix se certificar que os novos campos obrigatórios para o eSocial já estão preenchidos, como por exemplo, as informações sobre PCD (Pessoas com deficiência) disponível no Cadastro da Empresa.

Dentro de alguns dias estaremos disponibilizando uma nova versão da Folha para que você possa de fato enviar os dados ao ambiente do eSocial, mas até lá, não esqueça de analisar se as informações das empresas e os novos campos criados estão preenchidos corretamente.

Você pode consultar a opção Ajuda, Novidades do sistema, pois lá explicamos o que precisa ser preenchido. Basta selecionar a versão 12.10.0 e conferir todas as instruções.

Confira a 1ª etapa de entrega do eSocial:

Fique de olho, assim, você poderá enviar as informações dessas empresas com muito mais tranquilidade.

1ª fase – 1ª etapa

Prazo: Janeiro de 2018

O que deve ser enviado: Informações relativas às empresas, ou seja, cadastros do empregador e tabelas.

2ª fase – 1ª etapa

Prazo: Marco de 2018

O que deve ser enviado: Envio de informações relativas aos trabalhadores e seus vínculos com as empresas (eventos não periódicos), como admissões, afastamentos e desligamento.

3ª fase – 1ª etapa

Prazo: Maio de 2018

O que deve ser enviado: Envio das folhas de pagamento.

4ª fase – 1ª etapa

Prazo: Julho de 2018

O que deve ser enviado: Substituição da GFIP (Guia de Informações à Previdência Social) e compensação cruzada.

5ª fase – 1ª etapa

Prazo: Janeiro de 2019

O que deve ser enviado: Dados de segurança e saúde do trabalhador

Clique aqui e acesse as instruções enviadas pelo Comitê Gestor do eSocial.