5 dicas de gestão de pessoas para criar um bom ambiente corporativo

ECD
Compartilhar nas Redes Sociais

Ter uma equipe competente e engajada requer mais do que profissionais com alto nível técnico. O bem-estar dos colaboradores é essencial para o bom clima organizacional.

E a gestão de pessoas é um ponto importante para atingir esse objetivo. Uma corporação que reconhece o trabalho de cada funcionário colhe melhores resultados e tem maior capacidade para se adaptar em épocas de crise. É importante lembrar que não há uma fórmula pronta para garantir o bom clima organizacional, mas existem alguns pontos que ajudam bastante nesse processo. Veja as dicas para criar um ambiente corporativo saudável e produtivo:

Ofereça oportunidade de crescimento
O panorama das Melhores Empresas para Trabalhar da Great Place to Work (GPTW) mostra que para 44% dos funcionários ouvidos a oportunidade de crescimento é a principal motivação para seguir em uma organização. Faça com que seus funcionários tenham consciência de que se realizarem um bom trabalho têm grandes chances de galgar posições na empresa.
Incentive o trabalho em equipe
O mundo está se tornando cada vez mais solitário e egoísta. Muitas vezes o funcionário tem uma boa ideia, mas com medo da concorrência evita compartilhá-la com a equipe. É nessa hora que a gestão de pessoas é fundamental. Crie um ambiente colaborativo em sua empresa. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) um ambiente saudável é aquele em que funcionário e gestores trabalham juntos para a melhoria contínua da proteção e promoção da segurança, da saúde, etc.
Envolva os colaboradores nas decisões
Os funcionários não devem ser apenas informados sobre as decisões da empresa. É preciso que eles se sintam parte do processo de mudança. Faça com que eles participem de forma ativa em cada etapa da transformação. Avalie suas ideias e opiniões. Reconhecer a importância do trabalho de um funcionário o estimula a ser mais produtivo. Segundo um estudo do Google, a colaboração melhora o planejamento e a tomada de decisões, além de abrir caminho para a inovação.
Mantenha o bom relacionamento 
Passamos a maior parte do nosso dia no ambiente profissional. Por isso, manter o bom relacionamento da equipe é fundamental. Integre as iniciativas da sua empresa para obter um ambiente de trabalho saudável ao planejamento estratégico dos negócios. Saiba trabalhar com todos os tipos de pessoas. Todos possuem pontos fortes e fracos. O grande desafio da gestão de pessoas é explorar as qualidades dos funcionários e não deixar que seus defeitos atrapalhem o clima organizacional.
Faça da tecnologia uma aliada
Oferecer um ambiente agradável, com boa iluminação, equipamentos novos e mesas decoradas não é suficiente. Nos dias de hoje, com equipes reduzidas e excesso de trabalho, providenciar as ferramentas certas para seus funcionários trabalharem é essencial. O uso de soluções voltadas à área do profissional facilita o trabalho e o torna mais engajado. Tenha uma equipe eficiente de TI para manter as ferramentas sempre atualizadas e não esqueça de pesquisar sobre o que o mercado tem oferecido de novo para seu setor.

Saiba como a Contmatic pode ajudar a sua empresa em http://www.contmatic.com.br/