Se você atua na área de contabilidade, controladoria ou gestão financeira de uma empresa, certamente já participou de treinamentos, palestras ou leu artigos sobre o tema ECD – Escrituração Contábil Digital – e ECF – Escrituração Contábil Fiscal. Além de compreender as determinações legais e as formalidades para apresentar esses registros aos órgãos competentes, você sabe que há muito mais por trás dessas obrigações.

Destaca-se que muitos estudantes de contabilidade, auxiliares e profissionais que ainda não tiveram a oportunidade de vivenciar a elaboração prática dessas escrituras contábeis também ouvem falar sobre o assunto, mas muitas vezes ficam à margem do entendimento completo. Independentemente do seu momento na carreira, há pontos de ação no gerenciamento das entregas da ECD e da ECF que vão além da legislação, do layout ou das datas de vencimento.

É natural da categoria de profissionais citados neste artigo serem ávidos por conhecimentos técnicos das normas brasileiras de contabilidade, legislações tributárias, trabalhistas e previdenciárias. Muitos dominam procedimentos de softwares e até técnicas relacionadas ao hardware, mas, paradoxalmente, ainda enfrentam dificuldades na organização, na apuração de tributos e nos fechamentos contábeis, muitas vezes atrasados ou feitos às pressas.

Essa rotina exaustiva, especialmente na aproximação dos prazos de entrega do livro diário digital via Sped Contábil ou mesmo a ECF, pode gerar cansaço extremo, ansiedade, estresse e até problemas de saúde emocional por força dos atrasos nas integrações de dados, processamentos de dados, conciliações, conferências e softwares inadequados ao volume da empresa. Como destaca Falconi (1991, p. 15), “não existe controle sem padronização”, pois os seres humanos, muitas vezes de forma inconsciente, aplicam padrões para sobreviver. A ausência de padrões claros, tanto na contabilidade quanto nos sistemas utilizados, impacta diretamente na produtividade, na qualidade das rotinas e na avaliação do desempenho.

Por outro lado, há esperança! Existem métodos eficazes que, com um bom planejamento operacional e uma gestão organizacional prática, podem transformar esse cenário. Uma gestão estruturada permite entregas antecipadas da ECD, ECF e demais documentos, reduzindo riscos, custos e amenizando o estresse do profissional.

Lembre-se: toda contabilidade nasce dentro das empresas e entidades, refletindo suas operações diárias. O processamento desses dados até a finalização dos livros digitais deve ser feito de forma planejada, colaborativa e eficiente, garantindo que tudo seja entregue no tempo certo, com menor custo e maior segurança para o empresário e o profissional de contabilidade.

Quer aprender como fazer isso de forma prática e descomplicada? Acesse a plataforma Contmatic Academy e assista ao curso 7 pontos importantes na gestão de entregas da ECD e ECF. Prepare-se para transformar sua rotina e conquistar mais tranquilidade na sua atuação profissional!


contabilidade-estrategica

Veja mais algumas notícias semelhantes a contabilidade para empresas em nosso blog. Aproveite e conheça melhor a Contmatic Phoenix.

Feito com ❤ pela Contmatic Academy

Por Prof. Sérgio Bispo