Empreendedorismo Contábil: como começar?

Gestão de Negócios 12 de Set de 2024

Seja você já é um empresário ou empresária contábil, ou ainda alguém que esteja pensando em entrar nesse mundo do empreendedorismo fica aqui com a gente, pois vou te ensinar como é essa aventura do mundo contábil.

No início, é comum surgir a dúvida se iniciar como Pessoa Física ou Jurídica. Na PF tem o problema da alta carga tributária e na PJ a tributação é menor, porém tem todo o processo de abertura de CNPJ e as taxas para pagar. 

Mas pensa só: para você, quem está contratando dá mais credibilidade para uma pessoa física ou para a pessoa jurídica? Quando compramos uma mercadoria com nota fiscal de uma empresa, não passa mais confiança? A mesma coisa é para quem nos contrata. 

Além disso, esse CNPJ pode ser até a sua primeira experiência com esse tipo de serviço, que daqui a pouco vou comentar também. Definir o modelo de negócios antes de sua abertura é fundamental, antes de ter meu escritório a gente já tinha definido as pessoas responsáveis por cada departamento, saber quem será seu sócio é crucial, ou se você tocará o negócio sozinho mesmo. 

Muito se fala em definir nicho, isso porque chama mais atenção quando falamos que somos especialistas em algo, e quando falamos em gestão também fica bem mais fácil. Imagina só cada cliente que entra estudar o seu segmento? 

Ou ainda sua região, pois sabemos que a legislação muda a cada município ou estado que a empresa está localizada. Lembrando que não existe uma regra, não é certo ou errado.

Ideias de Nicho:

  • Saúde;
  • Empresas de TI;
  • MEI;
  • Infoprodutores e Afiliados;
  • Youtubers;
  • Advogados.

Outro ponto que deve ser estudo é o tipo de cliente que irá atender como:

  • Apenas micro e pequenas empresas optantes pelo Simples Nacional;
  • Empresas que tenham até 10 funcionários
  • Apenas empresas do Lucro Real.

Vale mais a pena ter 10 clientes pagando R$ 300,00 ou uma empresa pagando R$ 3.000,00? E aqui novamente, não tem certo ou errado, mas sim o que você deseja para seu negócio.

A tecnologia é um fator que não temos como deixar de lado, aos profissionais mais experientes sabem bem do que estou falando com tantas mudanças que ocorreram, podemos citar como a tecnologia está ao nosso favor:

  • Integração Sistemas;
  • Eliminação de ruídos de comunicação;
  • Falta de documentos: Notas/Extratos;
  • Gerenciamento de Processos;
  • Gestão do Tempo;
  • Diminuição de erros.

Infelizmente há muitos que pensam que esses avanços tecnológicos estão tirando nossos empregos, mas isso não é uma verdade. A tecnologia está mudando a forma como nós trabalhamos de forma a ser mais rápida, dinâmica e confiável.

Mas, de nada adianta trazer tantos clientes se não soubermos como atender, nesse sentido uma boa comunicação faz toda a diferença. Antes de tudo precisa arrumar a “casa”, isso significa que se internamente as coisas não estão em ordem, quem está do outro lado vai perceber (isso vale sobre a comunicação dentro do escritório):

  • Foco em solucionar os problemas;
  • Tom de Voz e Linguagem Corporal;
  • Hierarquia deve ser estabelecida;
  • Prazos que possam ser alcançados;
  • Falta de Liderança;
  • Falta de Processos.

Tudo isso demanda organização, diante disso faço algumas perguntas:

  • Existe um processo para entrada de cliente?
  • Como os documentos são salvos?
  • Quem é responsável por cada trabalho?
  • Como controlar os prazos de envio de guias e declarações?
  • Como controlar WhatsApp/Email?
  • Quais são as prioridades?

Existem diversos canais de atendimento ao cliente. Entre os que podem ser utilizados por sua empresa, estão:

  • ponto de venda (atendimento presencial);
  • telefone;
  • e-mail;
  • redes sociais;
  • Chatbots;
  • WhatsApp;
  • Autoatendimento.

Os clientes estão em todas as partes, por isso, antes de mais nada você precisa que todo mundo que esteja a sua volta saiba dos seus serviços. Para quebrar essa ideia de que vender é ruim, lembre-se que seu produto está ajudando alguém.

Os gatilhos mentais provocam sintomas emocionais quando aplicados de maneira correta, são muito usados como estratégia de marketing.

  • Autoridade: O objetivo é ganhar a confiança das pessoas.
  • Reciprocidade: Quando alguém nos dá algo, nos sentimos obrigados a retribuir.
  • Prova Social: Mostrar que outras pessoas já usaram seu serviço, aqui vemos o efeito manada, as pessoas são influenciáveis.
  • Escassez ou Urgência: Faz as pessoas correrem para comprar pois tem um tempo ou quantidade limitada.

Sua empresa tem uma cultura bem definida? A cultura organizacional é um conjunto de normas, valores e missão da organização que ajudam a guiar comportamentos e hábitos de trabalho dos funcionários. Estamos em um tempo que não é só qualidade técnica que importa.

Aliás, a técnica é fácil de ensinar.

  • No Digital : Fazer parcerias potencializa a sua imagem além disso o alcance é inimaginável.
  • Post Colaborativo/Lives. O outro contador pode te ajudar, não enxergue como ameaça.
  • No presencial : Eventos do seu nicho; Procure redes de encontros como Sebrae e a Associação Comercial.

Resumo:

Se você quer empreender, comece com o que já tem, com o tempo você vai aperfeiçoando sua técnica e melhorando as ferramentas;

  • O offline ainda dá certo;
  • Mantenha sua identidade;
  • Ouça os problemas dos clientes e/ou provável cliente;
  • Seja organizado;
  • Se conecte com outras pessoas;
  • Não adianta técnica sem venda.

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