Empreendedorismo Contábil: como começar?
Seja você já é um empresário ou empresária contábil, ou ainda alguém que esteja pensando em entrar nesse mundo do empreendedorismo fica aqui com a gente, pois vou te ensinar como é essa aventura do mundo contábil.
No início, é comum surgir a dúvida se iniciar como Pessoa Física ou Jurídica. Na PF tem o problema da alta carga tributária e na PJ a tributação é menor, porém tem todo o processo de abertura de CNPJ e as taxas para pagar.
Mas pensa só: para você, quem está contratando dá mais credibilidade para uma pessoa física ou para a pessoa jurídica? Quando compramos uma mercadoria com nota fiscal de uma empresa, não passa mais confiança? A mesma coisa é para quem nos contrata.
Além disso, esse CNPJ pode ser até a sua primeira experiência com esse tipo de serviço, que daqui a pouco vou comentar também. Definir o modelo de negócios antes de sua abertura é fundamental, antes de ter meu escritório a gente já tinha definido as pessoas responsáveis por cada departamento, saber quem será seu sócio é crucial, ou se você tocará o negócio sozinho mesmo.
Muito se fala em definir nicho, isso porque chama mais atenção quando falamos que somos especialistas em algo, e quando falamos em gestão também fica bem mais fácil. Imagina só cada cliente que entra estudar o seu segmento?
Ou ainda sua região, pois sabemos que a legislação muda a cada município ou estado que a empresa está localizada. Lembrando que não existe uma regra, não é certo ou errado.
Ideias de Nicho:
- Saúde;
- Empresas de TI;
- MEI;
- Infoprodutores e Afiliados;
- Youtubers;
- Advogados.
Outro ponto que deve ser estudo é o tipo de cliente que irá atender como:
- Apenas micro e pequenas empresas optantes pelo Simples Nacional;
- Empresas que tenham até 10 funcionários
- Apenas empresas do Lucro Real.
Vale mais a pena ter 10 clientes pagando R$ 300,00 ou uma empresa pagando R$ 3.000,00? E aqui novamente, não tem certo ou errado, mas sim o que você deseja para seu negócio.
A tecnologia é um fator que não temos como deixar de lado, aos profissionais mais experientes sabem bem do que estou falando com tantas mudanças que ocorreram, podemos citar como a tecnologia está ao nosso favor:
- Integração Sistemas;
- Eliminação de ruídos de comunicação;
- Falta de documentos: Notas/Extratos;
- Gerenciamento de Processos;
- Gestão do Tempo;
- Diminuição de erros.
Infelizmente há muitos que pensam que esses avanços tecnológicos estão tirando nossos empregos, mas isso não é uma verdade. A tecnologia está mudando a forma como nós trabalhamos de forma a ser mais rápida, dinâmica e confiável.
Mas, de nada adianta trazer tantos clientes se não soubermos como atender, nesse sentido uma boa comunicação faz toda a diferença. Antes de tudo precisa arrumar a “casa”, isso significa que se internamente as coisas não estão em ordem, quem está do outro lado vai perceber (isso vale sobre a comunicação dentro do escritório):
- Foco em solucionar os problemas;
- Tom de Voz e Linguagem Corporal;
- Hierarquia deve ser estabelecida;
- Prazos que possam ser alcançados;
- Falta de Liderança;
- Falta de Processos.
Tudo isso demanda organização, diante disso faço algumas perguntas:
- Existe um processo para entrada de cliente?
- Como os documentos são salvos?
- Quem é responsável por cada trabalho?
- Como controlar os prazos de envio de guias e declarações?
- Como controlar WhatsApp/Email?
- Quais são as prioridades?
Existem diversos canais de atendimento ao cliente. Entre os que podem ser utilizados por sua empresa, estão:
- ponto de venda (atendimento presencial);
- telefone;
- e-mail;
- redes sociais;
- Chatbots;
- WhatsApp;
- Autoatendimento.
Os clientes estão em todas as partes, por isso, antes de mais nada você precisa que todo mundo que esteja a sua volta saiba dos seus serviços. Para quebrar essa ideia de que vender é ruim, lembre-se que seu produto está ajudando alguém.
Os gatilhos mentais provocam sintomas emocionais quando aplicados de maneira correta, são muito usados como estratégia de marketing.
- Autoridade: O objetivo é ganhar a confiança das pessoas.
- Reciprocidade: Quando alguém nos dá algo, nos sentimos obrigados a retribuir.
- Prova Social: Mostrar que outras pessoas já usaram seu serviço, aqui vemos o efeito manada, as pessoas são influenciáveis.
- Escassez ou Urgência: Faz as pessoas correrem para comprar pois tem um tempo ou quantidade limitada.
Sua empresa tem uma cultura bem definida? A cultura organizacional é um conjunto de normas, valores e missão da organização que ajudam a guiar comportamentos e hábitos de trabalho dos funcionários. Estamos em um tempo que não é só qualidade técnica que importa.
Aliás, a técnica é fácil de ensinar.
- No Digital : Fazer parcerias potencializa a sua imagem além disso o alcance é inimaginável.
- Post Colaborativo/Lives. O outro contador pode te ajudar, não enxergue como ameaça.
- No presencial : Eventos do seu nicho; Procure redes de encontros como Sebrae e a Associação Comercial.
Resumo:
Se você quer empreender, comece com o que já tem, com o tempo você vai aperfeiçoando sua técnica e melhorando as ferramentas;
- O offline ainda dá certo;
- Mantenha sua identidade;
- Ouça os problemas dos clientes e/ou provável cliente;
- Seja organizado;
- Se conecte com outras pessoas;
- Não adianta técnica sem venda.
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