Estratégias para melhorar o engajamento e a satisfação dos empregados

Trabalhista 12 de Nov de 2024

O engajamento dos empregados é fundamental para o crescimento e sucesso de qualquer empresa. E ainda, ter empregados satisfeitos no ambiente de trabalho é essencial para aumentar a produtividade, reduzir a rotatividade e criar um ambiente de trabalho mais positivo.

Segundo o relatório State of the Global Workplace 2023, feito pela Gallup (empresa de pesquisa de opinião dos Estados Unidos), mostrou que apenas 23% dos funcionários se sentem engajados no trabalho. A Gallup entrevistou 122.416 empregados em 2022, de diversos países do mundo. 

E ainda, a referida pesquisa apontou que as equipes engajadas geram resultados positivos dentro das organizações. A Gallup estima que o baixo engajamento custa à economia global US$ 8,9 trilhões, ou 9% do PIB global. É um grande desafio manter uma equipe motivada e comprometida, mas existem estratégias que podem tornar esse processo mais leve.

Veja alguns pontos que podem ajudar a melhorar o engajamento dos empregados:

Confiança mútua

É importante que o empregador confie no trabalho do empregado e demonstre essa confiança. Para isso é  importante  que ambos estejam alinhados quanto aos valores, missão, visão e estratégia da empresa. Delegar responsabilidades e confiar nos funcionários para tomar decisões em suas áreas de atuação, traz autonomia ao empregado.

Ambiente de trabalho positivo

Um ambiente de bem-estar  tanto físico, quanto emocional, produz  equilíbrio entre vida pessoal e profissional. É imprescindível criar uma cultura onde todos se sintam respeitados, independentemente de gênero, idade, etnia ou orientação sexual. Diversidade e inclusão devem ser prioridades. O funcionário que se sente bem no seu local de trabalho é mais produtivo e desempenha  melhor suas tarefas.

Desenvolvimento e crescimento profissional  

Este é um ponto muito importante. Oferecer oportunidades de capacitação, mostrar aos funcionários que há oportunidades de crescimento dentro da empresa e avaliações regulares de desempenho demonstra a preocupação do empregador em ver a evolução dos seus colaboradores.

Reconhecer esforços

Reconhecimento de colaboradores significa apreciação e incentivo do esforço de um colaborador. O simples ato de reconhecer esforços do empregado no trabalho e desempenho pode aumentar a produtividade e inspirar lealdade. Quando o reconhecimento se torna um hábito na empresa, o engajamento e o desempenho da equipe aumentam.

Feedback

Ouvir o que os colaboradores têm a dizer, facilita na identificação e  resolução  de  problemas rapidamente. E ainda, realizar avaliações regulares de desempenho ajuda a alinhar pontos importantes entre a empresa e o empregado.

Comunicação clara e assertiva

Comunicação é assertiva quando é feita de forma clara e não causa ruídos ou dúvidas no receptor. Uma empresa que não promove a comunicação assertiva pode sofrer com falhas de comunicação constantes que desgastam as relações da equipe e, consequentemente, prejudicam a performance dos funcionários e os resultados.

Benefícios e salários atraentes

Garantir uma compensação justa e compatível com o mercado é fundamental para a satisfação dos funcionários. Além dos benefícios tradicionais (plano de saúde, vale-refeição), oferecer opções personalizadas, como auxílio-creche, programas relacionados à saúde, como descontos em academias, ou descontos em faculdades ou escolas de cursos, em produtos, etc. 

Como podemos observar, o engajamento no trabalho é essencial para obter o sucesso tanto de colaboradores, quanto da empresa. Quando os empregados se sentem valorizados e desafiados de maneira positiva, tendem a demonstrar um maior nível de engajamento, o que beneficia todos os setores da empresa.

Lembrando que a satisfação dos funcionários não é construída da noite para o dia, é um processo contínuo que exige esforço e adaptação.

Para começar, a empresa pode realizar  pesquisas de clima organizacional ou engajamento que avaliam como os funcionários se sentem em relação a vários aspectos do trabalho, como liderança, reconhecimento, comunicação e oportunidades de crescimento. A partir deste resultado, é possível entender o que falta para ter uma equipe engajada, comprometida e satisfeita.

Inclusive, é importante frisar que o RH e o  Departamento Pessoal têm um papel muito importante neste processo para melhorar a satisfação dos empregados. Pensando nisso, preparamos o E-book | Departamento Pessoal Consultivo: estratégias para modernizar e otimizar suas operações. Acesse e fique por dentro das melhores dicas para otimizar as rotinas do departamento pessoal.


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