Gestão da inovação: entenda o que é e 5 benefícios de implementar

Gestão Empresarial 3 de Nov de 2022

Inevitavelmente, todo negócio que deseja se manter atuante e competitivo no mercado, precisa investir na Gestão da Inovação. O gerenciamento e a organização da empresa com uso da tecnologia ajuda na atualização do negócio diante dos consumidores, da mesma forma que promove excelência dos produtos e serviços.

O conceito de inovação, no entanto, pode ser bastante amplo dependendo da sua utilização. Nas empresas, isso pode variar bastante dependendo do porte, da quantidade de colaboradores e  estrutura.

A inovação pode se fazer presente por meio de ideias que os colaboradores sugerem e proporcionam um resultado positivo. Ou, ainda, por meio de um formato técnico, a partir de estudos e testes em setores denominados “Pesquisa e Desenvolvimento”, por exemplo.

Antes de continuar sua leitura, conheça um software de controle financeiro que pode auxiliar na gestão financeira do seu negócio.

O que é a Gestão da Inovação?

Anteriormente, é importante lembrar que, a gestão da inovação estava muito concentrada nas áreas de marketing ou de TI das empresas. No entanto, conforme a transformação digital aconteceu, a gestão da inovação tornou-se uma prática global e voltada para a integração de diferentes departamentos.

O profissional que atua como gestor dessa área, o gestor de inovação, é o responsável por  criar, implementar e gerenciar processos inovadores. Tais projetos podem ser desenvolvidos considerando a criação de um novo produto, mudanças nas diretrizes internas da empresa ou por meio de novas ações de marketing e vendas do negócio.

No entanto, é válido ressaltar que a gestão da inovação não está limitada ao desenvolvimento de novas soluções para a empresa. Ela tem o propósito de formar um pilar de uma cultura organizacional inovadora.

Todas as ações da empresa são, portanto, permeadas a partir deste pilar, que direciona tanto a atuação das lideranças quanto dos demais colaboradores do negócio.

Como e por que a Gestão da Inovação surgiu?

O impacto da transformação digital nos negócios é diário. Há uma infinidade de novidades tecnológicas para solucionar problemas corporativos antigos. Com isso, muitas empresas sentem-se perdidas.

Os gestores podem, frequentemente, se questionar quanto a qual sistema contratar, como planejar novas implementações ou como preparar o próprio time para todas as transformações existentes.

Com isso, podem contratar ferramentas sem o processo correto de mudança cultural e preparo dos profissionais. Isso ocasiona, frequentemente, a contratação de plataformas genéricas, sem personalização e com ferramentas que são subutilizadas.

A resposta para todas as dúvidas anteriores, portanto, está relacionada ao surgimento da Gestão da Inovação. Por meio dela, o processo de implementação da tecnologia nos negócios passa a ser feito de maneira estratégica, com objetivos, metas e missões definidas no plano de negócios. Dessa forma, o gestor consegue conquistar resultados mais rápidos e precisos.

Qual a importância da gestão de inovação?

Ao falarmos acima, sobre o surgimento da gestão da inovação, a sua importância já torna-se implícita. No entanto, é sempre importante destacar que, por meio dela, os negócios se tornam mais competitivos no mercado.

A gestão da inovação é responsável por não deixar que a empresa estagne. Ou seja, o negócio passa a sempre estar em busca de inovações para seus processos, serviços e produtos.

Logo, é essencial que cada gestor, ou empreendedor, saiba aprender a identificar o que precisa ser inovado e promover, por consequência, o alcance de novos espaços no mercado.

Quais os 5 benefícios de implementar a gestão da inovação no seu negócio?

Como podemos compreender até então, se uma empresa não busca inovar com seus produtos e serviços, ela poderá perder algumas fatias de mercado para seus concorrentes. No entanto, mais do que manter o negócio “atualizado”, a gestão da inovação ajuda a destacar a empresa diante dos concorrentes e fidelizar mais clientes.

Sendo assim, a gestão da inovação oferece um leque de benefícios e vantagens para a organização. Entre os principais que podemos destacar estão:

Mudança na cultura organizacional

A partir do momento que uma empresa implementa a gestão da inovação, a criatividade é algo que passa a ser estimulado no ambiente corporativo. Tal mudança de comportamento faz com que os profissionais se sintam mais livres e motivados para ter novas ideias.

Ou seja, é promovida uma mudança cultural no negócio. A consequência dessa mudança é a presença de profissionais mais engajados e motivados a contribuir com as melhorias dos processos, visto que, agora, eles sentem que são ouvidos.

Inclusive, a partir do momento que um negócio passa a ouvir mais as sugestões do seu time, ele passa a conseguir lidar melhor com imprevistos que podem surgir. Os profissionais, que lidam diariamente com os processos, têm maior conhecimento para lidar e para prever possíveis imprevistos operacionais.

Valorização da Marca

Ao utilizar recursos da gestão da inovação, a marca da empresa se torna mais valorizada. Isso acontece porque a inovação demonstra que o negócio está em busca de manter-se atualizado com relação a tecnologias, processos e produtos que são oferecidos ao mercado.

A gestão da inovação, portanto, pode melhorar a imagem dos negócios diante dos negócios, além de auxiliar na conquista de mais fatias do mercado.

Aumento da lucratividade

Outro benefício está relacionado com o aumento do lucro da empresa que, inclusive, pode acontecer de diferentes formas. O aumento da lucratividade pode acontecer por meio de um aumento das vendas de determinado produto ou serviço.

Além disso, esse lucro pode surgir também por meio de reduções de custos que tenham acontecido a partir da implementação da gestão da inovação.

É válido destacar também que, com essa vantagem competitiva, os clientes podem passar a estar dispostos a pagar mais pelo preço do produto ofertado. Com isso, é possível aumentar ainda mais o lucro.

Melhoria de resultados

Além dos três pontos já apresentados, também é válido destacar como benefício das melhorias adotadas pela gestão da inovação, uma melhoria de resultados de maneira geral na empresa.

Por meio da gestão da inovação, é possível otimizar e melhorar o desempenho dos processos. Para isso, é preciso:

  • Eliminar desperdícios;
  • Melhorar a execução das atividades e dos processos;
  • Desenvolver um novo produto ou serviço que atenda a necessidade do cliente.

Gestão integrada

Por fim, mas não menos importante, o quinto benefício da gestão da inovação está relacionado a uma gestão mais integrada. Então, se o foco do negócio for a inovação e a tecnologia, ele pode conquistar uma estrutura mais integrada, que une os processos logísticos a outras áreas do negócio.

Dessa forma, a gestão do negócio, de maneira geral, passa a ser única e não mais feita de forma separada por área. Com isso, fica mais fácil atingir os objetivos desejados.

Como desenvolver a gestão da inovação na empresa?

A implementação e o desenvolvimento da gestão da inovação não é uma tarefa simples para os empreendedores e gestores. No entanto, como podemos ver até então, ela oferece uma série de vantagens para a empresa, tornando-se recompensadora.

Mas como desenvolver a gestão da inovação na sua empresa? Qual o passo a passo para todo esse processo? Nós vamos explicar a seguir!

Defina uma estratégia

O primeiro passo que o gestor deve seguir para desenvolver uma gestão focada na inovação é definir uma estratégia a ser seguida. Ou seja, é preciso definir quais serão os objetivos da empresa, os recursos a serem utilizados e as diretrizes que serão tomadas.

Com esses pontos alinhados é possível definir quais metas deverão ser alcançadas ao longo do processo de inovação. Da mesma forma, serão alinhados quais são os resultados esperados.

Faça um diagnóstico atual do seu negócio

Após definir quais são as metas a serem alcançadas, é necessário entender qual é a estrutura atual do negócio. Ou seja, é preciso fazer um diagnóstico da empresa, considerando os softwares, hardwares e serviços que são contratados por todos os departamentos.

  • Softwares: é importante avaliar os sistemas empregados, as funções de cada um e os resultados que eles apresentam para definir quais serão mantidos após o processo;
  • Hardware: agora é o momento de avaliar os servidores e computadores, pensando se eles poderão suportar a implantação de novas tecnologias. O gestor deve avaliar se é preciso comprar mais equipamentos, ou se parte da sua infraestrutura física pode ser virtualizada, por exemplo;
  • Serviços: por fim, é importante considerar quais são os serviços já contratados relacionados à transformação digital que a empresa possui e os que ainda podem ser adquiridos neste momento, avaliando a estrutura e as necessidades.

Realize uma pesquisa de mercado

Após desenhar as necessidades do negócio é preciso olhar para o mercado e conhecer quais ferramentas podem oferecer benefícios para a estrutura do negócio. Com a transformação digital, há opções relacionadas à big data, inteligência artificial e realidade virtual.

Inclusive, há sistemas de gestão corporativa relacionados a diferentes áreas das empresas, que conseguem automatizar boa parte das tarefas operacionais dos colaboradores com ótima precisão. Isso permite ganho em produtividade, redução de custos e aumento de lucro.

Estruture os processos

A seguir, o gestor deve ter ciência de que é preciso que todos os setores tenham processos bem estruturados. Isso garante que seja possível conquistar os objetivos desejados.

Então, é preciso desenvolver um fluxo de operação para orientar o processo de gestão da inovação que envolve, por exemplo:

  • Gerar ideias;
  • Filtrar as ideias;
  • Analisar a viabilidade de cada ideia;
  • Selecionar os melhores projetos;
  • Desenvolver as ideias;
  • Acompanhar os resultados.

Defina os indicadores

Por fim, uma etapa essencial na gestão da inovação é a definição dos indicadores de performance. A partir deles que será medido o progresso da transformação digital dentro da empresa.

Para definir esses indicações, é preciso considerar os seguintes pontos:

  • Quais ideias estão sendo sugeridas pela equipe;
  • Quantidade de projetos que estão em andamento;
  • Taxa de sucesso das ideias;
  • Retorno sobre o investimento (ROI).

O que é imprescindível para um ambiente de inovação?

O processo para implementação da gestão da inovação não é complexo, mas exige dedicação de todos da empresa, especialmente as lideranças. No entanto, ao falarmos de ambiente de inovação e de empresas que incentivam a gestão da inovação, ainda pode surgir a dúvida de como é esse local.

Uma empresa que deseja ser inovadora deve, portanto, proporcionar aos seus colaboradores um ambiente com a abertura necessária para o surgimento de ideias novas, além de tornar possível a aplicabilidade delas.

Entre os pontos que não podem faltar para um ambiente de inovação podemos citar:

Fomentar um ambiente disruptivo

A inovação é considerada quase inexistente em ambientes corporativos onde há opressão, regras muito bem definidas e a impossibilidade de ser ou fazer as coisas de uma forma diferente.

A inovação surge a partir do compartilhamento e do confronto de ideias diferentes e das vivências diversas de cada colaborador. Portanto, é papel da gestão incentivar um ambiente acolhedor e disruptivo.

Fornecer as ferramentas e o tempo para a aplicação das inovações

A partir do momento que já há ideias e mudanças em mente dos colaboradores, é papel da empresa, portanto, fornecer as ferramentas para implantação e o tempo dentro das atividades de cada uma para o acompanhamento das novas ideias.

Determinar pessoas que ficarão responsáveis pela implantação

Para que a gestão da inovação seja implantada com sucesso é preciso ter profissionais responsáveis por todo esse processo. Para isso, é preciso estar claro quem são essas pessoas,  além de elas estarem dispostas a realizarem esse trabalho.

Em grandes empresas, normalmente, há um setor destinado exclusivamente a inovações, mas essa não é a realidade da maioria dos negócios. Então, é importante perfis que estejam dispostos a fazerem esse papel, considerando que isso pode ser feito pelo próprio empreendedor também.

Alinhar as mudanças com a cultura organizacional

Por fim, é válido lembrar que as metodologias, ferramentas e mudanças que estão acontecendo internamente, devem estar alinhadas com a cultura organizacional da empresa.

Ou seja, as transformações na estrutura de trabalho ou na forma de executar os processos devem estar alinhadas com os valores da empresa e reforçar a cultura organizacional.

Gestão de inovação serve para todas as empresas!

A gestão da inovação proporciona novas perspectivas para empreendimentos em qualquer fase do seu processo, seja no início da sua construção ou nos já consolidados no mercado. Da mesma forma, ela também é válida para empresas de todos os portes e segmentos. Afinal, investir na inovação é a melhor estratégia para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

Veja algumas notícias aqui.

Feito com ❤ por Marketing.

Por: Emili Nitske.

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Inevitavelmente, todo negócio que deseja se manter atuante e competitivo no mercado, precisa investir na Gestão da Inovação. O gerenciamento e a organização da empresa com uso da tecnologia ajuda na atualização do negócio diante dos consumidores, da mesma forma que promove excelência dos produtos e serviços.

O conceito de inovação, no entanto, pode ser bastante amplo dependendo da sua utilização. Nas empresas, isso pode variar bastante dependendo do porte, da quantidade de colaboradores e  estrutura.

A inovação pode se fazer presente por meio de ideias que os colaboradores sugerem e proporcionam um resultado positivo. Ou, ainda, por meio de um formato técnico, a partir de estudos e testes em setores denominados “Pesquisa e Desenvolvimento”, por exemplo.

Antes de continuar sua leitura, conheça um software de controle financeiro que pode auxiliar na gestão financeira do seu negócio.

O que é a Gestão da Inovação?

Anteriormente, é importante lembrar que, a gestão da inovação estava muito concentrada nas áreas de marketing ou de TI das empresas. No entanto, conforme a transformação digital aconteceu, a gestão da inovação tornou-se uma prática global e voltada para a integração de diferentes departamentos.

O profissional que atua como gestor dessa área, o gestor de inovação, é o responsável por  criar, implementar e gerenciar processos inovadores. Tais projetos podem ser desenvolvidos considerando a criação de um novo produto, mudanças nas diretrizes internas da empresa ou por meio de novas ações de marketing e vendas do negócio.

No entanto, é válido ressaltar que a gestão da inovação não está limitada ao desenvolvimento de novas soluções para a empresa. Ela tem o propósito de formar um pilar de uma cultura organizacional inovadora.

Todas as ações da empresa são, portanto, permeadas a partir deste pilar, que direciona tanto a atuação das lideranças quanto dos demais colaboradores do negócio.

Como e por que a Gestão da Inovação surgiu?

O impacto da transformação digital nos negócios é diário. Há uma infinidade de novidades tecnológicas para solucionar problemas corporativos antigos. Com isso, muitas empresas sentem-se perdidas.

Os gestores podem, frequentemente, se questionar quanto a qual sistema contratar, como planejar novas implementações ou como preparar o próprio time para todas as transformações existentes.

Com isso, podem contratar ferramentas sem o processo correto de mudança cultural e preparo dos profissionais. Isso ocasiona, frequentemente, a contratação de plataformas genéricas, sem personalização e com ferramentas que são subutilizadas.

A resposta para todas as dúvidas anteriores, portanto, está relacionada ao surgimento da Gestão da Inovação. Por meio dela, o processo de implementação da tecnologia nos negócios passa a ser feito de maneira estratégica, com objetivos, metas e missões definidas no plano de negócios. Dessa forma, o gestor consegue conquistar resultados mais rápidos e precisos.

Qual a importância da gestão de inovação?

Ao falarmos acima, sobre o surgimento da gestão da inovação, a sua importância já torna-se implícita. No entanto, é sempre importante destacar que, por meio dela, os negócios se tornam mais competitivos no mercado.

A gestão da inovação é responsável por não deixar que a empresa estagne. Ou seja, o negócio passa a sempre estar em busca de inovações para seus processos, serviços e produtos.

Logo, é essencial que cada gestor, ou empreendedor, saiba aprender a identificar o que precisa ser inovado e promover, por consequência, o alcance de novos espaços no mercado.

Quais os 5 benefícios de implementar a gestão da inovação no seu negócio?

Como podemos compreender até então, se uma empresa não busca inovar com seus produtos e serviços, ela poderá perder algumas fatias de mercado para seus concorrentes. No entanto, mais do que manter o negócio “atualizado”, a gestão da inovação ajuda a destacar a empresa diante dos concorrentes e fidelizar mais clientes.

Sendo assim, a gestão da inovação oferece um leque de benefícios e vantagens para a organização. Entre os principais que podemos destacar estão:

Mudança na cultura organizacional

A partir do momento que uma empresa implementa a gestão da inovação, a criatividade é algo que passa a ser estimulado no ambiente corporativo. Tal mudança de comportamento faz com que os profissionais se sintam mais livres e motivados para ter novas ideias.

Ou seja, é promovida uma mudança cultural no negócio. A consequência dessa mudança é a presença de profissionais mais engajados e motivados a contribuir com as melhorias dos processos, visto que, agora, eles sentem que são ouvidos.

Inclusive, a partir do momento que um negócio passa a ouvir mais as sugestões do seu time, ele passa a conseguir lidar melhor com imprevistos que podem surgir. Os profissionais, que lidam diariamente com os processos, têm maior conhecimento para lidar e para prever possíveis imprevistos operacionais.

Valorização da Marca

Ao utilizar recursos da gestão da inovação, a marca da empresa se torna mais valorizada. Isso acontece porque a inovação demonstra que o negócio está em busca de manter-se atualizado com relação a tecnologias, processos e produtos que são oferecidos ao mercado.

A gestão da inovação, portanto, pode melhorar a imagem dos negócios diante dos negócios, além de auxiliar na conquista de mais fatias do mercado.

Aumento da lucratividade

Outro benefício está relacionado com o aumento do lucro da empresa que, inclusive, pode acontecer de diferentes formas. O aumento da lucratividade pode acontecer por meio de um aumento das vendas de determinado produto ou serviço.

Além disso, esse lucro pode surgir também por meio de reduções de custos que tenham acontecido a partir da implementação da gestão da inovação.

É válido destacar também que, com essa vantagem competitiva, os clientes podem passar a estar dispostos a pagar mais pelo preço do produto ofertado. Com isso, é possível aumentar ainda mais o lucro.

Melhoria de resultados

Além dos três pontos já apresentados, também é válido destacar como benefício das melhorias adotadas pela gestão da inovação, uma melhoria de resultados de maneira geral na empresa.

Por meio da gestão da inovação, é possível otimizar e melhorar o desempenho dos processos. Para isso, é preciso:

  • Eliminar desperdícios;
  • Melhorar a execução das atividades e dos processos;
  • Desenvolver um novo produto ou serviço que atenda a necessidade do cliente.

Gestão integrada

Por fim, mas não menos importante, o quinto benefício da gestão da inovação está relacionado a uma gestão mais integrada. Então, se o foco do negócio for a inovação e a tecnologia, ele pode conquistar uma estrutura mais integrada, que une os processos logísticos a outras áreas do negócio.

Dessa forma, a gestão do negócio, de maneira geral, passa a ser única e não mais feita de forma separada por área. Com isso, fica mais fácil atingir os objetivos desejados.

Como desenvolver a gestão da inovação na empresa?

A implementação e o desenvolvimento da gestão da inovação não é uma tarefa simples para os empreendedores e gestores. No entanto, como podemos ver até então, ela oferece uma série de vantagens para a empresa, tornando-se recompensadora.

Mas como desenvolver a gestão da inovação na sua empresa? Qual o passo a passo para todo esse processo? Nós vamos explicar a seguir!

Defina uma estratégia

O primeiro passo que o gestor deve seguir para desenvolver uma gestão focada na inovação é definir uma estratégia a ser seguida. Ou seja, é preciso definir quais serão os objetivos da empresa, os recursos a serem utilizados e as diretrizes que serão tomadas.

Com esses pontos alinhados é possível definir quais metas deverão ser alcançadas ao longo do processo de inovação. Da mesma forma, serão alinhados quais são os resultados esperados.

Faça um diagnóstico atual do seu negócio

Após definir quais são as metas a serem alcançadas, é necessário entender qual é a estrutura atual do negócio. Ou seja, é preciso fazer um diagnóstico da empresa, considerando os softwares, hardwares e serviços que são contratados por todos os departamentos.

  • Softwares: é importante avaliar os sistemas empregados, as funções de cada um e os resultados que eles apresentam para definir quais serão mantidos após o processo;
  • Hardware: agora é o momento de avaliar os servidores e computadores, pensando se eles poderão suportar a implantação de novas tecnologias. O gestor deve avaliar se é preciso comprar mais equipamentos, ou se parte da sua infraestrutura física pode ser virtualizada, por exemplo;
  • Serviços: por fim, é importante considerar quais são os serviços já contratados relacionados à transformação digital que a empresa possui e os que ainda podem ser adquiridos neste momento, avaliando a estrutura e as necessidades.

Realize uma pesquisa de mercado

Após desenhar as necessidades do negócio é preciso olhar para o mercado e conhecer quais ferramentas podem oferecer benefícios para a estrutura do negócio. Com a transformação digital, há opções relacionadas à big data, inteligência artificial e realidade virtual.

Inclusive, há sistemas de gestão corporativa relacionados a diferentes áreas das empresas, que conseguem automatizar boa parte das tarefas operacionais dos colaboradores com ótima precisão. Isso permite ganho em produtividade, redução de custos e aumento de lucro.

Estruture os processos

A seguir, o gestor deve ter ciência de que é preciso que todos os setores tenham processos bem estruturados. Isso garante que seja possível conquistar os objetivos desejados.

Então, é preciso desenvolver um fluxo de operação para orientar o processo de gestão da inovação que envolve, por exemplo:

  • Gerar ideias;
  • Filtrar as ideias;
  • Analisar a viabilidade de cada ideia;
  • Selecionar os melhores projetos;
  • Desenvolver as ideias;
  • Acompanhar os resultados.

Defina os indicadores

Por fim, uma etapa essencial na gestão da inovação é a definição dos indicadores de performance. A partir deles que será medido o progresso da transformação digital dentro da empresa.

Para definir esses indicações, é preciso considerar os seguintes pontos:

  • Quais ideias estão sendo sugeridas pela equipe;
  • Quantidade de projetos que estão em andamento;
  • Taxa de sucesso das ideias;
  • Retorno sobre o investimento (ROI).

O que é imprescindível para um ambiente de inovação?

O processo para implementação da gestão da inovação não é complexo, mas exige dedicação de todos da empresa, especialmente as lideranças. No entanto, ao falarmos de ambiente de inovação e de empresas que incentivam a gestão da inovação, ainda pode surgir a dúvida de como é esse local.

Uma empresa que deseja ser inovadora deve, portanto, proporcionar aos seus colaboradores um ambiente com a abertura necessária para o surgimento de ideias novas, além de tornar possível a aplicabilidade delas.

Entre os pontos que não podem faltar para um ambiente de inovação podemos citar:

Fomentar um ambiente disruptivo

A inovação é considerada quase inexistente em ambientes corporativos onde há opressão, regras muito bem definidas e a impossibilidade de ser ou fazer as coisas de uma forma diferente.

A inovação surge a partir do compartilhamento e do confronto de ideias diferentes e das vivências diversas de cada colaborador. Portanto, é papel da gestão incentivar um ambiente acolhedor e disruptivo.

Fornecer as ferramentas e o tempo para a aplicação das inovações

A partir do momento que já há ideias e mudanças em mente dos colaboradores, é papel da empresa, portanto, fornecer as ferramentas para implantação e o tempo dentro das atividades de cada uma para o acompanhamento das novas ideias.

Determinar pessoas que ficarão responsáveis pela implantação

Para que a gestão da inovação seja implantada com sucesso é preciso ter profissionais responsáveis por todo esse processo. Para isso, é preciso estar claro quem são essas pessoas,  além de elas estarem dispostas a realizarem esse trabalho.

Em grandes empresas, normalmente, há um setor destinado exclusivamente a inovações, mas essa não é a realidade da maioria dos negócios. Então, é importante perfis que estejam dispostos a fazerem esse papel, considerando que isso pode ser feito pelo próprio empreendedor também.

Alinhar as mudanças com a cultura organizacional

Por fim, é válido lembrar que as metodologias, ferramentas e mudanças que estão acontecendo internamente, devem estar alinhadas com a cultura organizacional da empresa.

Ou seja, as transformações na estrutura de trabalho ou na forma de executar os processos devem estar alinhadas com os valores da empresa e reforçar a cultura organizacional.

Gestão de inovação serve para todas as empresas!

A gestão da inovação proporciona novas perspectivas para empreendimentos em qualquer fase do seu processo, seja no início da sua construção ou nos já consolidados no mercado. Da mesma forma, ela também é válida para empresas de todos os portes e segmentos. Afinal, investir na inovação é a melhor estratégia para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

Veja algumas notícias aqui.

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Por: Emili Nitske.

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