Gestão de Recursos Humanos: 8 dicas de como melhorar os processos

Gestão de Pessoas 27 de Set de 2022

Uma boa gestão de recursos humanos, apesar de ser um grande desafio, é uma condição indispensável para o sucesso das empresas. Afinal, todo colaborador que se sente seguro e valorizado por sua gestão é mais dedicado e produtivo.

Aliado a isso, toda empresa tem o desafio de reter os melhores talentos diante da concorrência e da rotatividade. Ou seja, o desafio é maior ainda.
Para isso, uma boa gestão de pessoas é indispensável. Por meio dele, é possível motivar, estimular e fazer com que os profissionais queiram permanecer na empresa. Mas, como fazer isso?
A otimização de processos, saindo do operacional e dedicando mais tempo às questões estratégicas, é uma das melhores formas. No entanto, assim como para qualquer setor de uma empresa, ela é um desafio para a gestão de recursos humanos.
A otimização dos processos da área de gestão de recursos humanos permite que os profissionais saiam de funções muito operacionais sem perder a qualidade das entregas, além de garantir ótimos resultados para o setor.

Aproveite a sua visita e veja como um software de gestão pode auxiliar na otimização de processos da sua empresa.

Afinal, o que é Gestão de Recursos Humanos?

A gestão de recursos humanos é uma área que também é conhecida pelo nome de gestão de pessoas. Ela consiste em um conjunto de métodos e habilidades que tem como meta desenvolver o capital humano da empresa.

As práticas têm o objetivo de potencializar as habilidades já existentes nos profissionais da companhia, além de colaborar no desenvolvimento de novas. Junto a isso, o setor é responsável por gerenciar os comportamentos do time e aproveitar os talentos presentes no quadro de colaboradores.

No entanto, com as transformações do ambiente corporativo, o conceito da área mudou bastante. As mudanças foram motivadas, inclusive, pelas transformações pelas quais os próprios profissionais estão passando relacionadas ao avanço tecnológico e aos perfis.

Os modelos de liderança também passaram por alterações. Os líderes atuais não pautam mais suas gestões com base na hierarquia, estabelecendo um distanciamento com relação aos liderados.

As barreiras hierárquicas estão mais dissolvidas e há uma tendência cada vez maior à cultura colaborativa. Com isso, os talentos estão sendo cada vez mais valorizados, ao invés de minados.

Diante de todas essas transformações, a gestão de recursos humanos é uma peça chave nas empresas. Ela é responsável por acompanhar as tendências e manter a empresa atualizada quanto aos formatos de gestão, liderança e comportamentos.

Qual é a importância dos processos de RH para a empresa?

Toda empresa que deseja crescer de maneira saudável deve estabelecer processos a serem seguidos por todos os envolvidos.

Entre os ingredientes que compõem esse desafio estão o gerenciamento de custos, a capacidade de adaptação, o aumento da produtividade e a manutenção dos níveis de satisfação e comprometimento dos profissionais.

Junto a isso, é essencial lembrar que o ambiente de trabalho exerce uma grande influência sobre o desempenho dos profissionais.

Diante disso, a área de RH precisa manter o bem-estar e a saúde dos colaboradores, além de incentivar o desenvolvimento e promover a valorização dos indivíduos. Aliado a tudo isso, é importante que a gestão de pessoas seja feita com ética, transparência e por meio de uma comunicação efetiva.

Todo este alinhamento acontece por meio de uma visão sistêmica dos elementos que cercam o negócio. Logo, é fundamental entender a cultura da empresa, as responsabilidades de cada um dos departamentos e o perfil de colaborador ideal para cada atividade.

As lideranças também devem estar atualizadas sobre investimentos, novos projetos e novas tecnologias, além de entender sobre o mercado – fornecedores, concorrentes e clientes. Todos esses aspectos são indispensáveis para uma gestão de recursos humanos completa e integrada.

A partir desse olhar, a gestão de recursos humanos se torna um agente facilitador, pois a área assume tarefas que são essenciais para o crescimento e desenvolvimento da empresa.

Logo, a partir da compreensão completa das demandas de sua responsabilidade, torna-se mais fácil criar um ambiente produtivo e de ajuda mútua, essencial para a obtenção de resultados.

Como fazer a otimização de processos de Gestão de Recursos Humanos?

Diante de tudo que foi apresentado até então, otimizar os processos de gestão de recursos humanos não parece ser uma tarefa simples, não é mesmo?

Por isso, com o objetivo de oferecer um direcionamento, separamos 8 dicas de como melhorar os processos sem afetar o dia a dia do setor!

1. Planeje

Planejar as demandas e manter a área organizada e estruturada é o primeiro passo para iniciar a otimização dos processos. As tarefas devem estar bem delimitadas e os dados necessários para execução delas devem estar acessíveis, bem como cada integrante do time deve entender exatamente qual seu papel.

Para isso, faça listas de atividades que devem ser realizadas em determinado período, descrevendo como cada tarefa será executada e quais são os objetivos. Isso ajuda a organizar o setor e o administrar de forma focada em resultados.

2. Monitore

O monitoramento permite que a liderança entenda melhor o andamento do dia a dia do setor, vendo o que está gerando resultados positivos ou negativos para o negócio.

A partir desta análise, você, em conjunto com seu time, pode pensar em melhorar os processos de RH na gestão de pessoas da empresa. A consequência disso é uma melhora nos resultados gerais também.

3. Estabeleça Metas

Definir metas para a execução das demandas ajuda a manter a equipe focada e motivada nas atividades que foram planejadas. Ou seja, há otimização dos processos. Portanto, toda demanda deve passar a ter um objetivo claro e um motivo de ser feita.

Um planejamento bem definido colabora no engajamento e na produtividade dos colaboradores, pois eles vão compreender quais são os próximos passos e o impacto que cada determinada atividade vai gerar para o setor.

Aliás, o planejamento pode ser feito em conjunto! Com isso, o líder trabalha a confiança da equipe e cria métricas em conjunto para analisar os resultados no final do período.

4. Mantenha-se atualizado

O líder da gestão de recursos humanos deve manter-se atualizado sobre as novidades que estão relacionadas ao setor. Então, conecte-se com blogs, sites, canais do YouTube e Influencers que falam sobre RH.

Saber o que está acontecendo de novo no mercado ajuda no dia a dia do trabalho, na tomada de decisões mais assertivas e no planejamento das ações e atividades do setor de maneira geral.

5. Tenha uma equipe integrada

Um time integrado, engajado e alinhado com os objetivos da empresa é um passo muito importante para a otimização de processos de RH. Colaboradores engajados e com boa relação entre si são mais produtivos – ou seja, eles conseguem gastar menos tempo para desenvolver as tarefas designadas.

Para integrar o time, é importante a realização de eventos e treinamentos. Além disso, é fundamental ser positivo com relação ao processo de otimização de processos. Isso ajuda a manter o bom clima organizacional.

6. Adote o uso da tecnologia no setor

A automatização de processos, bem como a terceirização, são uma forma de agilizar tarefas e melhorar resultados. Então, vale pesquisar e investir em soluções tecnológicas que atuam simplificando a rotina, como controle de ponto e benefícios, folha de pagamento, entre outros processos burocráticos.

Essas ferramentas podem ser usadas para diferentes demandas relacionadas à área de gestão de recursos humanos, cada uma oferecendo benefícios diferentes. No entanto, de maneira geral, elas visam oferecer redução de custos, otimização de tempo e foco dos profissionais nas atividades estratégicas.

7. Utilize a gestão estratégica

Uma gestão estratégica é fundamental para a otimização de processos de uma empresa, pois é um forma de implementar ações de maneira sistemática e contínua.

Ela possibilita a elaboração de projetos e mudanças, avaliando e gerenciando continuamente essa implementação.

Ao focarmos especificamente no RH, a gestão estratégica é fundamental para planejamentos e mapas estratégicos conforme os objetivos da empresa. Por meio dela, são utilizados indicadores e definidas metas para auxiliar nos processos de decisão.

8. Busque a excelência operacional

Excelência operacional está relacionada com o fato de trabalhar de forma eficiente e produtiva, tendo como foco os resultados. Para isso, ter uma equipe qualificada para otimizar e padronizar os processos da gestão de recursos humanos é essencial.

Aliás, esse deve ser considerado o primeiro passo. Os gestores da área, em especial, também devem estar atentos na busca da melhoria contínua dos processos.

Por que otimizar os processos da Gestão de Recursos Humanos?

A gestão de recursos humanos passou por muitas transformações, deixando de ser uma área operacional e tornando-se um setor estratégico para as empresas. Logo, é de suma importância que aconteça a otimização de seus processos.

Uma gestão estratégica e focada em resultados oferece uma série de vantagens ao RH, como podemos ver a seguir.

Oferece maior eficiência ao trabalho diário

A otimização de processos elimina a execução de etapas desnecessárias e melhora outras mais importantes no processo que podem economizar tempo. Isso reduz erros e evita o, tão temido, retrabalho.

O aumento da eficiência, por meio da otimização de processos, é um grande benefício – especialmente se considerarmos os processos recorrentes das empresas.

Proporciona clareza aos processos

A falta de clareza é uma das principais causas das ineficiências nos processos. Alguns questionamentos simples podem gerar dúvidas na execução das demandas, como:

  • Quem é responsável pelo que?
  • Quais informações devem ser registradas?
  • Qual trabalho foi realizado pelo meu colega do outro departamento?

Com a otimização, a comunicação é feita de forma mais transparente, evitando confusões e problemas. Além disso, cada colaborador passa a entender quais são suas demandas e quais são seus objetivos dentro da empresa como um todo.

Reduz inconsistências na execução dos serviços

Empresas sem otimização de processos são despadronizadas. Ou seja, cada colaborador trabalha do seu jeito. Isso acontece porque não há uma maneira consolidada e recomendada para a execução das tarefas.

Então, se existir mais de um profissional envolvido no processo e cada um executar do seu jeito, existirão inconsistências que poderão gerar falhas futuras.

Ao otimizar os processos, eles são desenhados e compartilhados com as equipes. Todos compreendem de que forma as demandas devem ser executadas.

Melhora o uso dos recursos

Toda empresa que deseja ter continuidade deve ter seus recursos bem administrados. Nesse sentido, a otimização de processos ajuda na tomada de decisões relacionadas a investimentos e ampliações de time.

Ela mostra exatamente o trabalho que está sendo feito por cada colaborador pela empresa e, com isso, fica mais fácil buscar melhorias que sejam adequadas à realidade e necessidade do negócio.

Além disso, ao melhorar o uso dos recursos, é possível identificar e eliminar desperdícios de forma mais assertiva, reduzindo custos. Ou seja, recursos que antes eram mal-empregados, começam a ter um destino melhor.

Reduz custos

Como citamos no item anterior, otimizar processos permite a identificação e eliminação de desperdícios. Junto a isso, os fatores que podem comprometer a produtividade, como falhas e atrasos, são identificados com mais facilidade e, com isso, podem ser ajustados mais rapidamente.

A partir do momento que conhecemos os problemas e suas causas, é mais fácil traçar um plano de ações para os resolver. Com isso, a consequência é a redução de custos e o aumento da produtividade.

Aumenta a capacidade de resolução de problemas

Você já trabalhou apenas “apagando incêndios”? A expressão é muito usada quando um atua somente nas consequências de um problema, sem eliminar as causas dele.

Esse formato de trabalho é mais comum quando os processos não são otimizados, pois é mais difícil identificar a verdade causa do problema. Logo, a otimização permite a elaboração de ações para solucionar os problemas na origem e melhorar os resultados da área.

Traz alta qualidade ao trabalho

Por fim, processos otimizados permitem a entrega de trabalhos com mais qualidade. Isso, por sua vez, ajuda na construção de uma reputação mais sólida para a área, desmistificando o conceito de “área operacional”.

Pronto para começar?

Toda ação de mudança pode parecer complicada de início, mas a otimização de processos na gestão de recursos humanos pode transformar a forma como você enxerga a área. Além disso, pode trazer todos os benefícios que citamos aqui e vários outros.

Veja algumas notícias aqui.

Feito com ❤ por Marketing.

Por: Emili Nitske.

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Uma boa gestão de recursos humanos, apesar de ser um grande desafio, é uma condição indispensável para o sucesso das empresas. Afinal, todo colaborador que se sente seguro e valorizado por sua gestão é mais dedicado e produtivo.

Aliado a isso, toda empresa tem o desafio de reter os melhores talentos diante da concorrência e da rotatividade. Ou seja, o desafio é maior ainda.
Para isso, uma boa gestão de pessoas é indispensável. Por meio dele, é possível motivar, estimular e fazer com que os profissionais queiram permanecer na empresa. Mas, como fazer isso?
A otimização de processos, saindo do operacional e dedicando mais tempo às questões estratégicas, é uma das melhores formas. No entanto, assim como para qualquer setor de uma empresa, ela é um desafio para a gestão de recursos humanos.
A otimização dos processos da área de gestão de recursos humanos permite que os profissionais saiam de funções muito operacionais sem perder a qualidade das entregas, além de garantir ótimos resultados para o setor.

Aproveite a sua visita e veja como um software de gestão pode auxiliar na otimização de processos da sua empresa.

Afinal, o que é Gestão de Recursos Humanos?

A gestão de recursos humanos é uma área que também é conhecida pelo nome de gestão de pessoas. Ela consiste em um conjunto de métodos e habilidades que tem como meta desenvolver o capital humano da empresa.

As práticas têm o objetivo de potencializar as habilidades já existentes nos profissionais da companhia, além de colaborar no desenvolvimento de novas. Junto a isso, o setor é responsável por gerenciar os comportamentos do time e aproveitar os talentos presentes no quadro de colaboradores.

No entanto, com as transformações do ambiente corporativo, o conceito da área mudou bastante. As mudanças foram motivadas, inclusive, pelas transformações pelas quais os próprios profissionais estão passando relacionadas ao avanço tecnológico e aos perfis.

Os modelos de liderança também passaram por alterações. Os líderes atuais não pautam mais suas gestões com base na hierarquia, estabelecendo um distanciamento com relação aos liderados.

As barreiras hierárquicas estão mais dissolvidas e há uma tendência cada vez maior à cultura colaborativa. Com isso, os talentos estão sendo cada vez mais valorizados, ao invés de minados.

Diante de todas essas transformações, a gestão de recursos humanos é uma peça chave nas empresas. Ela é responsável por acompanhar as tendências e manter a empresa atualizada quanto aos formatos de gestão, liderança e comportamentos.

Qual é a importância dos processos de RH para a empresa?

Toda empresa que deseja crescer de maneira saudável deve estabelecer processos a serem seguidos por todos os envolvidos.

Entre os ingredientes que compõem esse desafio estão o gerenciamento de custos, a capacidade de adaptação, o aumento da produtividade e a manutenção dos níveis de satisfação e comprometimento dos profissionais.

Junto a isso, é essencial lembrar que o ambiente de trabalho exerce uma grande influência sobre o desempenho dos profissionais.

Diante disso, a área de RH precisa manter o bem-estar e a saúde dos colaboradores, além de incentivar o desenvolvimento e promover a valorização dos indivíduos. Aliado a tudo isso, é importante que a gestão de pessoas seja feita com ética, transparência e por meio de uma comunicação efetiva.

Todo este alinhamento acontece por meio de uma visão sistêmica dos elementos que cercam o negócio. Logo, é fundamental entender a cultura da empresa, as responsabilidades de cada um dos departamentos e o perfil de colaborador ideal para cada atividade.

As lideranças também devem estar atualizadas sobre investimentos, novos projetos e novas tecnologias, além de entender sobre o mercado – fornecedores, concorrentes e clientes. Todos esses aspectos são indispensáveis para uma gestão de recursos humanos completa e integrada.

A partir desse olhar, a gestão de recursos humanos se torna um agente facilitador, pois a área assume tarefas que são essenciais para o crescimento e desenvolvimento da empresa.

Logo, a partir da compreensão completa das demandas de sua responsabilidade, torna-se mais fácil criar um ambiente produtivo e de ajuda mútua, essencial para a obtenção de resultados.

Como fazer a otimização de processos de Gestão de Recursos Humanos?

Diante de tudo que foi apresentado até então, otimizar os processos de gestão de recursos humanos não parece ser uma tarefa simples, não é mesmo?

Por isso, com o objetivo de oferecer um direcionamento, separamos 8 dicas de como melhorar os processos sem afetar o dia a dia do setor!

1. Planeje

Planejar as demandas e manter a área organizada e estruturada é o primeiro passo para iniciar a otimização dos processos. As tarefas devem estar bem delimitadas e os dados necessários para execução delas devem estar acessíveis, bem como cada integrante do time deve entender exatamente qual seu papel.

Para isso, faça listas de atividades que devem ser realizadas em determinado período, descrevendo como cada tarefa será executada e quais são os objetivos. Isso ajuda a organizar o setor e o administrar de forma focada em resultados.

2. Monitore

O monitoramento permite que a liderança entenda melhor o andamento do dia a dia do setor, vendo o que está gerando resultados positivos ou negativos para o negócio.

A partir desta análise, você, em conjunto com seu time, pode pensar em melhorar os processos de RH na gestão de pessoas da empresa. A consequência disso é uma melhora nos resultados gerais também.

3. Estabeleça Metas

Definir metas para a execução das demandas ajuda a manter a equipe focada e motivada nas atividades que foram planejadas. Ou seja, há otimização dos processos. Portanto, toda demanda deve passar a ter um objetivo claro e um motivo de ser feita.

Um planejamento bem definido colabora no engajamento e na produtividade dos colaboradores, pois eles vão compreender quais são os próximos passos e o impacto que cada determinada atividade vai gerar para o setor.

Aliás, o planejamento pode ser feito em conjunto! Com isso, o líder trabalha a confiança da equipe e cria métricas em conjunto para analisar os resultados no final do período.

4. Mantenha-se atualizado

O líder da gestão de recursos humanos deve manter-se atualizado sobre as novidades que estão relacionadas ao setor. Então, conecte-se com blogs, sites, canais do YouTube e Influencers que falam sobre RH.

Saber o que está acontecendo de novo no mercado ajuda no dia a dia do trabalho, na tomada de decisões mais assertivas e no planejamento das ações e atividades do setor de maneira geral.

5. Tenha uma equipe integrada

Um time integrado, engajado e alinhado com os objetivos da empresa é um passo muito importante para a otimização de processos de RH. Colaboradores engajados e com boa relação entre si são mais produtivos – ou seja, eles conseguem gastar menos tempo para desenvolver as tarefas designadas.

Para integrar o time, é importante a realização de eventos e treinamentos. Além disso, é fundamental ser positivo com relação ao processo de otimização de processos. Isso ajuda a manter o bom clima organizacional.

6. Adote o uso da tecnologia no setor

A automatização de processos, bem como a terceirização, são uma forma de agilizar tarefas e melhorar resultados. Então, vale pesquisar e investir em soluções tecnológicas que atuam simplificando a rotina, como controle de ponto e benefícios, folha de pagamento, entre outros processos burocráticos.

Essas ferramentas podem ser usadas para diferentes demandas relacionadas à área de gestão de recursos humanos, cada uma oferecendo benefícios diferentes. No entanto, de maneira geral, elas visam oferecer redução de custos, otimização de tempo e foco dos profissionais nas atividades estratégicas.

7. Utilize a gestão estratégica

Uma gestão estratégica é fundamental para a otimização de processos de uma empresa, pois é um forma de implementar ações de maneira sistemática e contínua.

Ela possibilita a elaboração de projetos e mudanças, avaliando e gerenciando continuamente essa implementação.

Ao focarmos especificamente no RH, a gestão estratégica é fundamental para planejamentos e mapas estratégicos conforme os objetivos da empresa. Por meio dela, são utilizados indicadores e definidas metas para auxiliar nos processos de decisão.

8. Busque a excelência operacional

Excelência operacional está relacionada com o fato de trabalhar de forma eficiente e produtiva, tendo como foco os resultados. Para isso, ter uma equipe qualificada para otimizar e padronizar os processos da gestão de recursos humanos é essencial.

Aliás, esse deve ser considerado o primeiro passo. Os gestores da área, em especial, também devem estar atentos na busca da melhoria contínua dos processos.

Por que otimizar os processos da Gestão de Recursos Humanos?

A gestão de recursos humanos passou por muitas transformações, deixando de ser uma área operacional e tornando-se um setor estratégico para as empresas. Logo, é de suma importância que aconteça a otimização de seus processos.

Uma gestão estratégica e focada em resultados oferece uma série de vantagens ao RH, como podemos ver a seguir.

Oferece maior eficiência ao trabalho diário

A otimização de processos elimina a execução de etapas desnecessárias e melhora outras mais importantes no processo que podem economizar tempo. Isso reduz erros e evita o, tão temido, retrabalho.

O aumento da eficiência, por meio da otimização de processos, é um grande benefício – especialmente se considerarmos os processos recorrentes das empresas.

Proporciona clareza aos processos

A falta de clareza é uma das principais causas das ineficiências nos processos. Alguns questionamentos simples podem gerar dúvidas na execução das demandas, como:

  • Quem é responsável pelo que?
  • Quais informações devem ser registradas?
  • Qual trabalho foi realizado pelo meu colega do outro departamento?

Com a otimização, a comunicação é feita de forma mais transparente, evitando confusões e problemas. Além disso, cada colaborador passa a entender quais são suas demandas e quais são seus objetivos dentro da empresa como um todo.

Reduz inconsistências na execução dos serviços

Empresas sem otimização de processos são despadronizadas. Ou seja, cada colaborador trabalha do seu jeito. Isso acontece porque não há uma maneira consolidada e recomendada para a execução das tarefas.

Então, se existir mais de um profissional envolvido no processo e cada um executar do seu jeito, existirão inconsistências que poderão gerar falhas futuras.

Ao otimizar os processos, eles são desenhados e compartilhados com as equipes. Todos compreendem de que forma as demandas devem ser executadas.

Melhora o uso dos recursos

Toda empresa que deseja ter continuidade deve ter seus recursos bem administrados. Nesse sentido, a otimização de processos ajuda na tomada de decisões relacionadas a investimentos e ampliações de time.

Ela mostra exatamente o trabalho que está sendo feito por cada colaborador pela empresa e, com isso, fica mais fácil buscar melhorias que sejam adequadas à realidade e necessidade do negócio.

Além disso, ao melhorar o uso dos recursos, é possível identificar e eliminar desperdícios de forma mais assertiva, reduzindo custos. Ou seja, recursos que antes eram mal-empregados, começam a ter um destino melhor.

Reduz custos

Como citamos no item anterior, otimizar processos permite a identificação e eliminação de desperdícios. Junto a isso, os fatores que podem comprometer a produtividade, como falhas e atrasos, são identificados com mais facilidade e, com isso, podem ser ajustados mais rapidamente.

A partir do momento que conhecemos os problemas e suas causas, é mais fácil traçar um plano de ações para os resolver. Com isso, a consequência é a redução de custos e o aumento da produtividade.

Aumenta a capacidade de resolução de problemas

Você já trabalhou apenas “apagando incêndios”? A expressão é muito usada quando um atua somente nas consequências de um problema, sem eliminar as causas dele.

Esse formato de trabalho é mais comum quando os processos não são otimizados, pois é mais difícil identificar a verdade causa do problema. Logo, a otimização permite a elaboração de ações para solucionar os problemas na origem e melhorar os resultados da área.

Traz alta qualidade ao trabalho

Por fim, processos otimizados permitem a entrega de trabalhos com mais qualidade. Isso, por sua vez, ajuda na construção de uma reputação mais sólida para a área, desmistificando o conceito de “área operacional”.

Pronto para começar?

Toda ação de mudança pode parecer complicada de início, mas a otimização de processos na gestão de recursos humanos pode transformar a forma como você enxerga a área. Além disso, pode trazer todos os benefícios que citamos aqui e vários outros.

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Por: Emili Nitske.

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