O computador é um equipamento que a maioria das pessoas utiliza. Seja para trabalho ou lazer, ele está presente em grande parte das residências e dos estabelecimentos. No entanto, você conhece a sua trajetória? Então, continue a leitura para saber mais sobre a história dos computadores.

Não é de hoje que vemos a evolução dos computadores, desde o seu tamanho até mesmo outras características que vão se diferenciando entre si ao longo dos anos.

Hoje em dia, diversos aparelhos cabem nas nossas mãos e, independente de suas dimensões, oferecem-nos uma infinidade de benefícios.

O primeiro dos primeiros na história dos computadores

O primeiro computador foi criado entre 1943 e 1946 e se chamava Eletronic Numerical Integrator and ComputerENIAC.

Para o seu desenvolvimento, foi investido cerca de 6 milhões de dólares e seu funcionamento dependia de uma série de fatores, como 200 mil watts de energia.

Um fator de grande importância é a memória, algo que não tinha na época do ENIAC. Cerca de 10 anos depois, foi lançado o RAMAX 305, uma máquina de armazenamento em disco feito pela IBM.

No começo, só empresas e certas instituições faziam uso de um computador e, com o passar do tempo, essa tecnologia seria acessada por todos.

Sistema operacional

Por volta de 1980, a IBM liderava o ramo da computação com o desenvolvimento do sistema operacional 86-DOS e a Microsoft começava a desenvolver suas ideias e ofereceu o seu próprio sistema operacional para a IBM. Ao fechar o acordo, Bill Gates comprou o 86-DOS 1.10 da IBM e o sistema operacional acabou sendo propriedade exclusiva da Microsoft.

A Microsoft acabou vendendo também o seu sistema operacional para outras empresas, garantindo assim a evolução dos computadores para as pessoas.

A evolução da história dos computadores

Em 1993, surgiu a World Wide Web, mais conhecida como WWW. Além disso, o celular começava a surgir para atender as necessidades das empresas. Do ENIAC para o primeiro smartphone, passaram-se cerca de 70 anos e a história não para por aí.

Vemos que a cada dia mais surgem novas tecnologias com melhores chances de armazenamento e velocidade.

 

Nos dias atuais, vemos, por exemplo, o quanto a tecnologia em nuvem tem agregado na rotina de pessoas e empresas, ainda mais em uma rotina home office como temos vivenciado.

Ou seja, os avanços tecnológicos são essenciais em nosso cotidiano e só nos trazem benefícios, como praticidade, segurança e agilidade.

Sistema em nuvem da Contmatic Phoenix

A Contmatic Phoenix vem acompanhando de perto esta evolução e apresenta vantagens exclusivas em tecnologias para contadores e para empresas através de sistemas em nuvem para o seu negócio. Com modernos e precisos softwares, você ganha performance e otimiza toda a sua rotina de trabalho.

Saiba mais sobre os benefícios de bons sistemas contábeis e empresariais.

consultoria LGPD

Feito com ❤ pelo Marketing.

Por Melissa Carvalho.