IRPF 2024 - Entenda Como Evitar Cair na Malha Fina

Tributária 23 de Fev de 2024

Anualmente, entre os meses de fevereiro e março, todas as pessoas físicas que atendem aos requisitos da obrigatoriedade, já começam a se preparar para a Declaração do Imposto de Renda. 

Esse preparo ocorre principalmente por meio do check-in de todos os documentos necessários para a declaração, pois o maior medo do contribuinte é cair na malha fina. 

O que é a malha fina?

A Malha Fiscal, tão comumente conhecida como “Malha Fina”, é a análise realizada pela Receita Federal da declaração de imposto de renda entregue pelo contribuinte.

Essa análise consiste no cruzamento das informações enviadas pelo próprio declarante, bem como por todas as entidades e instituições a ele vinculadas (planos de saúde, empresas, instituições financeiras). 

Havendo divergências nas informações, o contribuinte pode não receber sua restituição no prazo, e dependendo do caso, recolher multa perante ao fisco. 

Como evitar cair na malha fina?

Aqui vão 10 dicas que com certeza podem ajudar no momento da declaração para que os riscos de cair na malha fina diminuam:

1. Organize seus documentos: Antes de começar, reúna todos os documentos necessários, como comprovantes de rendimentos (de empresas e instituições financeiras), despesas médicas e recibos. Isso evita esquecimentos e erros.

2. Se atente aos prazos: Não deixe para a última hora! Cumpra os prazos de entrega para evitar multas e agilizar o processamento da sua declaração.

3. Declare todos os rendimentos: Informe corretamente todos os seus rendimentos, incluindo salários, aluguéis, e outras fontes. A omissão de valores pode gerar problemas junto ao fisco.

4. Esteja atento às despesas dedutíveis: Conheça as despesas que podem ser deduzidas, como despesas médicas, de educação e previdência. Certifique-se de incluir todas as deduções a que tem direito.

5. Valide as informações: Verifique se as informações fornecidas estão corretas. Erros de digitação podem causar complicações, então revise sua declaração com atenção.

6. Informe seus dependentes corretamente: Se tiver dependentes, certifique-se de incluir todas as informações necessárias e esteja em conformidade com as regras da Receita Federal com relação aos dependentes permitidos.

7. Declare bens e dívidas: Informe todos os seus bens e eventuais dívidas. A omissão de patrimônio pode levantar suspeitas.

8. Evite arredondamentos indevidos: Arredonde os valores com cuidado. Arredondamentos excessivos podem chamar a atenção da Receita Federal.

9. Guarde os comprovantes: Mantenha os comprovantes de todas as transações e declarações por, pelo menos, cinco anos. Eles são essenciais em casos de fiscalização.

10. Compreenda as regras para recebimento de rendimentos: Esteja ciente das regras para recebimento de rendimentos, como aluguéis e rendas extras. Conhecer as normas ajuda a evitar equívocos na declaração e reduz o risco de cair na malha fina.

Fique por dentro de tudo que acontece no universo contábil!

Nós sabemos que a rotina do contador não é fácil. São diversos prazos, vencimentos e obrigações para cumprir – além de precisar acompanhar toda e qualquer mudança na legislação que pode ocasionar mudanças nas entregas dos clientes do escritório contábil.

Pensando nisso, a Contmatic criou um espaço único e pensado por contadores – a Comunidade Contábil Brasil. Ele é um ambiente online para responder a todas as dúvidas relacionadas à legislação nas áreas jurídica, societária, previdenciária, trabalhista e tributária.

Junto a isso, consolidamos as principais leis que impactam as obrigações legais para você estar mais atualizado e super seguro nas tomadas de decisão. Clique aqui e saiba mais!

Veja mais algumas notícias semelhantes a contabilidade para empresas em nosso blog. Aproveite e conheça melhor a Contmatic Phoenix.

Feito com ❤ por Marketing

Por Lucas de Jesus

Marcadores