No dia 10 de setembro, última quinta-feira, a Receita Federal do Brasil fez uma comunicação em seu site de que ainda este ano dará início às operações referentes à Malha Fina PJ (Pessoa Jurídica).

Esta ação, trata-se do cruzamento de dados enviados pelo SPED — Sistema Público de Escrituração Digital — pela própria pessoa jurídica e também por terceiros, visando a regularização das divergências que forem identificadas.

“A primeira operação terá como parâmetro os valores representativos de receitas a serem informados na Escrituração Contábil Fiscal – ECF referente ao exercício de 2019, ano-calendário 2018, das empresas optantes pela apuração do Imposto de Renda Pessoa Jurídica – IRPJ com base no Lucro Presumido.” — Receita Federal.

Nesta operação da malha fina  PJ, toda ECF que possuir valores inferiores às receitas que constam na NF-e, EFD-ICMS/IPI, EFD-Contribuições e Decred serão relacionadas dentro do período de 2019, ano-calendário 2018.

O contribuinte terá um prazo para que realize esta regularização e não caia na malha fina da Pessoa Jurídica. O primeiro lote da operação ocorrerá na Delegacia da Receita Federal em Guarulhos/SP e depois será expandida para todo o País.

A fim de comunicar e auxiliar os escritórios de contabilidade, a Contmatic Phoenix realizou uma palestra online sobre o tema Cruzamento de Dados da RFB, que ocorreu no dia 28 de agosto. Você pode conferi-la aqui.

Além disso, no dia 05 de outubro, iremos fazer novamente esta palestra, que também será transmitida em nosso canal do Youtube.

Com estas ações, a Contmatic Phoenix mostra que está sempre acompanhando as exigências da RFB para que assim possa auxiliar os profissionais de contabilidade com cursos e palestras atualizadas na área.

Veja mais artigos sobre a Receita Federal.

Feito com ❤ pelo Marketing.

Por Melissa Carvalho.