O papel da contabilidade na tomada de decisão das empresas

Contabilidade decisão das empresas
Compartilhar nas Redes Sociais

Empreender é uma tarefa desafiadora, mas que também requer cuidados. Em meio ao sonho do negócio próprio, muitas dúvidas e poucas respostas: quando deixar de planejar e partir para ação? Qual é o segredo para tornar sua empresa competitiva no mercado? Como entender e lidar com uma tributação tão complexa?

PIS, COFINS, DAS, GPS, CSLL, ISS. Um mar de siglas, de letras, de tributos, de alíquotas e de impostos. Um verdadeiro perrengue para o empresário de primeira viagem. Por isso, repita em letra maiúscula mesmo, para não deixar nenhum rastro de dúvida: NUNCA MENOSPREZE O TRABALHO DE UMA ASSESSORIA CONTÁBIL. A maioria dos gestores tende a minimizar a importância da contabilidade na construção de um negócio. Erro fatal! O setor é fundamental para otimizar decisões, elaborar estratégias e o melhor: garantir um crescimento sustentável a longo prazo.

Planejamento de despesas

O que gastar, onde gastar e como gastar? É tarefa do setor contábil mensurar e analisar de forma precisa as despesas do negócio. Às vezes, a taxa parece pequena agora, mas pode fazer diferença a longo prazo. Às vezes, há um tributo que o empreendedor desconhece, que pode gerar uma multa impagável no futuro. O profissional de contabilidade pode identificar períodos de gastos maiores – com mão de obra, por exemplo – sem que isso comprometa o capital de giro do negócio.

Com um bom planejamento de débitos, você, empreendedor, mantém sua companhia regularizada e consegue sobreviver ao mercado.

Economia de tempo e de dor de cabeça!

É função da contabilidade elaborar relatórios, planilhas, gráficos e demonstrativos com os gastos de cada setor e a quantidade de impostos pagos. Contratar uma boa assessoria contábil é sinônimo de produtividade. O gestor ganha um precioso tempo para tocar outras questões do negócio.

Sem contar a segurança nos sempre temidos processos trabalhistas. Uma documentação elaborada por uma empresa especializada transmite mais credibilidade na hora de enfrentar o juiz.

Dias de glória: como chegar lá?

A contabilidade pode e deve assumir um papel estratégico para o seu sucesso. Um bom setor contábil tem o dom da premonição. Consegue prever os lucros, projetar cenários, avaliar investimentos. Qual alternativa disponível é a mais vantajosa?

O setor contábil, acima de tudo, tira o empreendedor de grandes roubadas. Sabe aquele dinheiro que sobra no caixa para custear um gasto inesperado com a manutenção de um equipamento? Ou aquele cliente que não paga na data correta? A contabilidade enxerga os imprevistos que os olhos atarefados do empreendedor não conseguem ver, nem prever.

Veja o que rolou na 26ª Convecon

Imprescindível

Bastaram poucos tópicos para chegar à conclusão de que a contabilidade vai muito além de um setor que lida com questões burocráticas. É uma bela ferramenta de apoio para o sucesso do seu negócio. Uma área essencial para interpretar os fatos dentro de um negócio e, consequentemente, conseguir expandir mercado, reduzir custos e aumentar o lucro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.