Passo a passo - Como emitir uma nota fiscal NF-e.

Empresarial 31 de Jan de 2024

Sabemos que a emissão de notas fiscais pode ser um processo burocrático e demorado, por isso, queremos ajudá-lo a simplificar essa tarefa e, assim, aumentar a produtividade do seu negócio.

Pensando nisso elaboramos um passo a passo de como emitir uma nota fiscal.

Entender qual é o tipo de nota fiscal que precisa ser emitida

Compreender o tipo específico de nota fiscal que necessita ser emitida é crucial para garantir a conformidade com as regulamentações fiscais e para manter a transparência em suas transações comerciais. Existem alguns tipos de notas fiscais como NF-E, NFS-e e NFC-e. Mas para saber mais sobre as detalhes sobre as diferenças basta clicar aqui.


Adquirir um certificado digital

Adquirir um certificado digital é imprescindível para a emissão de notas fiscais eletrônicas (NF-e). Esse documento garante a autenticidade das transações online, assegurando conformidade com a legislação tributária e facilitando a emissão rápida e segura de notas fiscais.

Ao obter um certificado digital, você terá acesso a um par de chaves criptográficas que são únicas e vinculadas diretamente à sua identidade. Essas chaves são utilizadas para assinar digitalmente os documentos, garantindo que eles não sejam alterados após a emissão e comprovando a autoria da transação.

E você deve estar se perguntando, mas como faço para adquirir um certificado?

Para fazer a aquisição de um certificado é necessário realizar a compra com uma Autoridade Certificadora que seja credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP). O modelo A1 é um arquivo digital com validade de um ano, e pode ser armazenado em seu computador ou na nuvem. 

Faça o cadastro fiscal junto ao governo

O credenciamento no site da Sefaz é o primeiro passo para iniciar a emissão de notas fiscais eletrônicas. Este processo é essencial para garantir a legalidade e conformidade das operações comerciais. Ao se cadastrar e obter o credenciamento, você estará habilitado a emitir notas fiscais de forma rápida e segura, cumprindo as exigências fiscais vigentes.

E para fazer esse credenciamento basta fazer uma pesquisa simples no google com a seguinte palavra chave SEFAZ + seu estado.

Use um sistema para emissão de notas

A emissão de notas fiscais é uma obrigação legal para todos os negócios que realizam vendas de produtos ou serviços. Pensando nisso fazer a emissão do documento fiscal é por meio de um software integrado a outras áreas da sua empresa.

Nesse contexto o Simplifique integra todas as áreas da sua empresa, desde o estoque e o financeiro até com a sua contabilidade. Assim, você tem uma visão completa do seu negócio e pode tomar decisões mais assertivas.

O Simplifique integra todas as áreas da sua empresa, desde o estoque e o financeiro até a contabilidade. Assim, você tem uma visão completa do seu negócio e pode tomar decisões mais assertivas.

O Simplifique da Contmatic é um sistema completo e eficiente que atende às necessidades de todos os tipos de negócios. Com ele, você pode emitir notas fiscais de forma rápida e fácil, sem precisar se preocupar com burocracias.

Através do Simplifique você pode emitir suas notas fiscais em menos de 01 minuto, confira no vídeo abaixo.

Nunca mais passe nervoso na hora de emitir suas notas fiscais eletrônicas.


Campos obrigatórios ao emitir sua nota fiscal

  1. Dados do emitente: Nome/Razão Social, CNPJ, Inscrição Estadual, endereço, etc.
  2. Dados do destinatário: Nome/Razão Social, CNPJ/CPF, endereço, etc.
  3. Detalhamento dos produtos/serviços: Descrição, quantidade, valor unitário, valor total, impostos incidentes, etc.
  4. Informações adicionais: Dados complementares exigidos pela legislação fiscal, como informações de transporte, tributação, informações de pagamento, entre outros.
  5. Totais: Valor total da nota, descontos, impostos incidentes, etc.
  6. Informações de transporte: Modalidade de frete, dados do transportador, se houver.
  7. Formas de pagamento: Meios utilizados para efetuar o pagamento da transação.
  8. Informações complementares: Campo destinado a observações adicionais que não se enquadram nos outros campos.

Emissor gratuito de Nota Fiscal


Emita suas notas fiscais grátis para sempre com o emissor gratuito do Simplifique, tudo em apenas alguns cliques. E não precisa de cartão de crédito. O sistema foi projetado para proporcionar a você, agilidade e segurança necessária na emissão de suas notas fiscais.

Através do plano gratuito você pode emitir NF-e e NFS-e.

Nós criamos um plano para você emite até 4 notas no mês através do Sistema Simplifique gratuitamente. Caso precise emitir mais de 4 notas fiscais mensais, oferecemos uma variedade de planos acessíveis que se encaixam no seu orçamento.

Confira nesse vídeo abaixo as vantagens em utilizar o Simplifique

Emissor de Nota Fical Online e Gratuito

Emissão de nota fiscal é com o Simplifique!

A plataforma é feita para profissionais autônomos a grandes empresas, para quem vende online, varejo ou atacado e prestadores de serviços. Além disso, são atendidos todos os regimes tributários: Simples Nacional; Lucro Presumido e Lucro Real.

Com isso, você pode focar em outras tarefas do negócio que também merecem a sua atenção!

Veja algumas notícias aqui.

Feito com ❤ por Marketing.

Por: Thiago Santos

Marcadores