A Contmatic Phoenix marcou presença, no dia 29/04/2020, em nova reunião com a Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência) para debater sobre assuntos referentes ao Sistema Empregador WEB.

Confira os 14 pontos discutidos no encontro com a empresa pública:

1. Empregador Web

Já foram processados uma grande quantidade de arquivos, onde os Acordos de Suspensão ou Redução foram celebrados entre o período de 01 a 04 de abril e foram enviados dentro do prazo de 10 dias.
Os arquivos que ainda permanecem com o status de rejeitados, se essa rejeição decorre dos dados: conta bancária não informada, banco sem dígito, CPF que inicia com 0 (zero) , para esses casos não precisa ser feito nada por parte da Empresa, a Dataprev fará o reprocessamento via sistema dos arquivos provavelmente na próxima semana.

2. Status

Os arquivos ou trabalhadores que tiverem com o Status Processado SIM, não poderão mais ter seus dados subscritos pela importação de um novo arquivo em substituição ao anteriormente enviado, conforme informado pela Dataprev.
A Contmatic solicitou uma melhor explicação do significado dos status apresentados no portal.
Existe um Status do Arquivo e outro Status do Empregado.

3. Validação

Hoje, o portal Empregador Web rejeita Acordos com período inferior a 15 dias.
Foi acordado que essa validação será removida do Empregador Web.

4. Salários sem as casas decimais

Exemplo:
Valor informado no arquivo gerado pelo sistema Folha Phoenix.
Último Salário 1.758,78
Está apresentando 175.878,00 no portal do Empregador Web.
Esse erro ainda não foi corrigido pela Dataprev. Continua apresentando os valores salarias sem considerar as casas decimais, segundo a empresa. Primeiramente, serão corrigidos os problemas que possuem maior criticidade, para depois tratarem casos como esse que são considerados de baixa prioridade, pois será considerada base do CNIS.

5. Novo leiaute

O novo leiaute que será disponibilizado em breve trará a possibilidade de alterar o prazo do acordo. Com ele, existirá a possibilidade, por exemplo, de informar o retorno antecipado do prazo estipulado, como também efetuar a exclusão do registro da base enviado indevidamente.

6. Empregadores Pessoa Física

A Dataprev esclareceu que os empregadores produtor rural e obras pessoa física que possuem inscrição no CEI podem importar o arquivo do BEm no Empregador Web.

7. Prazo

O prazo para importar os acordos iniciados entre 01 e 23 de abril foi estendido pelo governo até 04/05/2020, conforme a portaria nº 10.486, de 22 de abril de 2020 – Publicada em 24/04/2020 – DOU.

8. Aposentado

A Dataprev informou que o aposentado não terá direito ao benefício emergencial, e se a empresa enviou esse funcionário o benefício será bloqueado pelas validações do sistema.

9. Admitidos a partir de 02/04/2020

A empresa estatal de tecnologia informou que não terão direito ao BEm em nenhum momento que foi admitido após 02/04/2020.

10. Admitidos em 01/04/2020

Esclareceu ainda que não serão aceitos os admitidos em 01/04/2020, desde que foram informados até dia 02/04/2020 no eSocial.

11. Pagamento do benefício

A princípio, a Dataprev havia definido que para os funcionários sem conta bancária, o pagamento seria pelo Banco do Brasil. Contudo, para haver um equilíbrio (balanceamento) esses pagamentos serão divididos.

12. CTPS Digital

A empresa estatal de tecnologia esclareceu que constará as informações (status) referente ao pagamento das parcelas do benefício.

13. Relatório de acompanhamento do benefício

A Dataprev disponibilizará para a empresa, relatórios de acompanhamento dos benefícios, quem recebeu ou não e a data de pagamento.

14. Telefone 158

Por fim, ela informou que, devido à grande demanda no canal de atendimento 158, as empresas que precisarem alterar o Gestor do Empregador Web podem enviar a solicitação no email. enviar a solicitação no email.