O emissor BP-e TM é um documento fiscal desenvolvido para a área de transporte metropolitano e deverá ser emitido ao fim de cada viagem realizada por cada veículo de transporte. O objetivo dele é documentar as prestações de serviço no transporte de passageiros.

O Bilhete de Passagem Eletrônico para Transportes Metropolitanos foi estabelecido pelo Ajuste Sinief nº 21 de 2019 e é disponibilizado pela Secretaria da Fazenda do seu estado, devendo ser emitido pelas empresas de transporte metropolitano, de forma que contenha todos os registros necessário de suas viagens.

O BP-e TM terá sua validade jurídica por meio da assinatura digital do emitente e pela autorização da administração tributária da unidade federativa do contribuinte. É necessário que as empresas de transportes metropolitanos façam o seu credenciamento como emissora junto ao seu estado de permanência antes da inicialização deste novo emissor nos ambientes de testes.

O novo emissor irá substituir os documentos em papéis

O BP-e TM substitui o BP, Bilhete de Passagem físico, já que a sua emissão de forma digital simplifica as responsabilidades dos contribuintes, que poderão acompanhar todas as operações comerciais junto ao Fisco e obter diversas vantagens em suas tarefas, como otimização do tempo na hora de emitir seus documentos.

As empresas de transportes metropolitanos que realizam um percurso intermunicipal devem fazer uso do emissor BP-e TM, que poderá ser emitido para os modais rodoviário, ferroviário e aquaviário e substituir os documentos emitidos em papel, como o ECF e o Resumo do Movimento Diário.

A emissão do BP-e TM em forma eletrônica irá facilitar as atividades da sua empresa e a tributação de impostos, garantindo muito mais segurança.

O Contmatic Transportes facilita a sua emissão de BP-e TM

O Contmatic Transportes, com diversas soluções para transportadoras, oferece o novo módulo do emissor BP-e TM em seu sistema, para que possa facilitar o dia a dia das empresas em suas obrigações diárias. Veja algumas vantagens que estarão disponíveis para você na plataforma:

  • Download do XML;
  • Consulta SEFAZ;
  • Assinatura com certificados A1 e A3;
  • Cadastro de Alíquotas Interestaduais;
  • Cadastro de Veículos/Equipamento Contador;
  • Cálculo automático do ICMS;
  • Emissão em contigência;
  • Controle de cotas;
  • Gerenciamento de séries;
  • Inclusão/Criação de documentos e muito mais.

Nosso sistema possui vários diferenciais, como o sistema em nuvem, módulo independente, legislação vigente atualizada e diversos outros que resultam em uma plataforma prática, intuitiva e que garante os resultados que você busca.

O módulo do emissor BP-e TM será parecido com os outros emissores disponibilizados pelo Contmatic Transportes e será comercializado por meio de cotas. É importante que o emitente armazene os seus documentos na base XML, para que assim consiga realizar suas atividades sem se preocupar com espaços para novas emissões.

Portanto, se a sua empresa de transportes procura soluções completas com inovação e qualidade e quer ter melhores resultados com o novo emissor BP-e TM, conheça o Contmatic Transportes e emita seus documentos de forma muito mais simplificada.

consultoria LGPD

Veja mais artigos sobre o Contmatic Transportes aqui.

Feito com ❤ pelo Marketing.

Por Melissa Carvalho.