5 Dicas para divulgar serviços contábeis nas redes sociais
O seu escritório contábil está presente nas redes sociais? Você divulga os serviços contábeis nas redes sociais? Saber como conquistar novos clientes por meio desses canais pode melhorar as vendas do seu negócio e potencializar os lucros.
O uso dos canais digitais para captar novos clientes já faz parte da rotina de diversas empresas e isso não deve ser visto de forma diferente para o seu escritório contábil. Além de explorar um ambiente com novos clientes, por meio das redes sociais, é possível produzir conteúdo de qualidade e fidelizar quem for sendo conquistado pelo escritório.
Para que as estratégias sejam bem-sucedidas, no entanto, destacamos que é importante prestar atenção em alguns pontos antes de colocar suas ideias de fato em prática.
O Contábil Phoenix é um software voltado à área contábil que otimiza a rotina do seu escritório. Sua atuação consiste no apoio e na otimização de diversas obrigações do dia a dia da sua empresa de contabilidade.
Atração de clientes para escritórios contábeis
O sonho de muitos empreendedores da área contábil é expandir o seu escritório de contabilidade. Para isso, um dos caminhos mais buscados é o do aumento da receita, que tem como uma das formas a aquisição de novos clientes.
Para isso acontecer, apesar da fartura de recursos, muitos gestores ainda contam somente com a atração boca a boca - que, sejamos sinceros, não é suficiente para conquistar bons resultados. O maior aliado dos escritórios contábeis deve ser o marketing, em especial o digital.
Há tecnologias e ferramentas disponíveis no mercado que encurtam os caminhos para o fechamento de negócios. Mas, apesar disso, grande parte dos contadores ainda não explora esse recurso.
Por que atrair clientes para seus serviços contábeis nas redes sociais?
Um dos grandes desafios dos escritórios de contabilidade está relacionado aos métodos usados para captar novos clientes. O mercado contábil está cada vez mais competitivo e soluções inovadoras precisam ser encontradas pelos contadores.
Uma dessas soluções está relacionada ao investimento em uma estratégia digital por meio das redes sociais, como o Instagram, Facebook e LinkedIn. E por que as redes sociais? Os assuntos relacionados à contabilidade parecem tão técnicos, certo?
Mas é importante lembrar que o fácil acesso à internet fez com que muitas empresas investissem em força digital. Por que esse investimento? Porque cerca de 70% da população brasileira se mantém conectada. Mais do que isso, 80% das pessoas conectadas à internet recorrem às redes sociais na hora de decidir comprar um produto ou serviço - seja algo pessoal ou para o seu negócio.
Especialmente após a pandemia de Covid-19, os hábitos de consumo da população mudaram. Foi preciso se adaptar à uma nova realidade onde o digital se tornou cada vez mais presente. Buscar por reviews e informações relacionados a um produto ou serviço nas redes sociais tornou- se um hábito cada vez mais comum.
Ou seja, é inegável que as redes sociais são uma ótima ferramenta para conquistar novos clientes. É possível escolher entre as opções que ficam mais viáveis para o seu escritório contábil, como Facebook, Instagram, LinkedIn e, até mesmo, TikTok.
Todas essas redes sociais podem ser usadas para divulgar serviços contábeis. Mas, neste momento pode surgir uma dúvida, como elaborar uma estratégia para trabalhar nas redes sociais? Nós separamos algumas dicas valiosas para o seu escritório contábil, veja a seguir!
5 dicas para divulgar serviços contábeis nas redes sociais
Seja no Facebook, Twitter, Instagram, Tik Tok ou em outra rede social, ter um bom planejamento é o segredo para conquistar novos clientes para o seu escritório contábil. Mas, como fazer isso? Quais são os primeiros passos? Para lhe ajudar nesse sentido, preparamos algumas dicas. Veja a seguir!
1. Faça uma conta comercial
A primeira dica parece muito simples e básica, mas muitos escritórios contábeis e empresas de maneira geral ainda se esquecem de utilizar uma conta comercial para a divulgação dos seus serviços. Ou seja, estamos falando de uma conta diferente da pessoa.
Dessa forma, o primeiro passo para divulgar serviços contábeis nas redes sociais é a utilização de uma conta comercial - seja no Instagram, no Facebook ou no LinkedIn. Optar por esse formato vai permitir que, futuramente, seja realizado o acompanhamento da performance do escritório na rede social.
Uma conta comercial nas redes sociais possibilita acompanhar diversas métricas para analisar o desempenho do seu perfil. Dessa forma, dados como o alcance das suas publicações, os melhores dias e horários para postagens e informações sobre o seu público podem ser acessadas de forma simples e rápida.
Agora, você sabe como fazer para que o seu perfil se torne comercial? No Instagram, por exemplo, basta acessar as configurações e escolher “alternar para o perfil comercial”. Para melhorar os resultados, é necessário também criar uma página para o seu escritório no Facebook.
O Facebook e o Instagram são as principais redes sociais utilizadas para investir em uma estratégia de divulgação em redes sociais. Por meio dos perfis nelas, é possível compartilhar novidades com os seguidores, os transformando em possíveis leads e clientes para o seu escritório contábil.
2. Aposte em um conteúdo de qualidade
Após criar os perfis profissionais para o seu escritório contábil, o segundo passo para atrair clientes para o seu negócio contábil usando as redes sociais consiste na produção de conteúdo de qualidade para ser publicado.
Pense que quanto mais relevante e inovador o seu conteúdo for, maior é a chance de crescimento do seu perfil. Mas, o que isso significa? É preciso pensar em qualidade, e isso contempla tanto imagens e fotos de boa qualidade quanto em uma legenda atrativa.
O foco das suas redes sociais é a conquista da atenção dos seus seguidores. E, como estamos falando de redes sociais, as fotos e artes que estão sendo utilizadas precisam prender o seu seguidor.
Outra estratégia com alta capacidade de gerar resultados positivos é a produção de vídeos. As redes sociais são cada vez mais compostas por vídeos - vide o exemplo da quantidade de Reels e do vídeos do TikTok que são virais. Os vídeos acabam aproximando o público das empresas e dos escritórios contábeis, consequentemente.
3. Quanto mais interação, maior a visibilidade
Qual o principal objetivo do uso das redes sociais, de maneira geral? Relacionamento e interação com as pessoas. Quando pensamos em conteúdo para perfis empresariais, nós precisamos pensar no mesmo formato.
Os escritórios contábeis precisam pensar em se relacionar com seus clientes. E como isso pode ser feito? Por meio de conteúdos de qualidade, que são publicados nos melhores dias e horários para o seu público - é possível acompanhar essas métricas por meio dos relatórios dos perfis comerciais nas redes sociais.
Ou seja, você consegue encontrar o momento ideal no qual a maioria dos seus seguidores estarão ativos na plataforma desejada. Isso faz com que o seu perfil tenha as suas publicações no cenário mais propício para melhores resultados.
Se os seus seguidores estão online naquele momento e você tem um bom conteúdo de interesse, a interação entre o seu perfil e o seu público, consequentemente, aumenta. E, nas redes sociais, a interação dita os resultados de uma conta.Quanto mais interações o seu perfil tiver, mais as redes sociais entenderão que o seu conteúdo vale a pena ser compartilhado com outras pessoas.
4. Utilize todos os recursos
Como podemos perceber no tópico anterior, o sucesso de um perfil nas redes sociais depende do engajamento dos seus seguidores com o seu escritório contábil. Então, para que isso aconteça, é necessário entender como implementar uma comunicação assertiva com o seu público.
O foco da comunicação do escritório contábil nas redes sociais deve ser em despertar tanto o interesse quanto a identificação do público com o conteúdo produzido pelo seu perfil. Além disso, atrair clientes para o seu negócio contábil usando as redes sociais demanda a utilização de todos os recursos das plataformas.
Então, a nossa dica é que você deve responder todos os comentários e mensagens diretas de maneira individualizada, fazer stories de maneira constante e compartilhar o seu perfil em outras redes sociais.
5. Colete e exibe depoimentos dos seus clientes
Por fim, nossa última dica tem o objetivo de gerar autoridade para o seu escritório contábil - para que os seus seguidores sintam que o seu negócio é referência na área. Então, a dica final é para quem deseja conquistar novos clientes na contabilidade usando uma estratégia de marketing digital de sucesso.
Publique no seu site e nas suas redes sociais depoimentos de clientes que estão satisfeitos com o seu serviço e que tenham as mesmas características do cliente que você deseja conquistar para o seu negócio.
Então, se o seu foco é na captação de clientes do varejo, coloque depoimentos de donos desse tipo de estabelecimento. Isso irá fazer com que o seu potencial cliente veja você como um especialista no assunto.
Mais do que depoimentos em formato de texto, tenha em mente que depoimentos em vídeo tendem a dar muito mais resultados. Além de as redes sociais valorizarem mais os conteúdos em formato de vídeo, eles dão uma face aos seus clientes, o que os torna muito mais reais.
Dica extra: crie um calendário editorial!
O calendário editorial para redes sociais consiste em um cronograma com uma lista de ações para orientar a produção de conteúdo. Por meio dele, é possível planejar a fim de alcançar os objetivos determinados na estratégia anteriormente.
Por meio do calendário editorial, é possível decidir os tipos de material que devem ser elaborados, que formato eles vão ser feitos, qual será a frequência de publicações para um determinado período e como essas divulgações serão feitas.
Essa técnica pode auxiliar em diferentes meios de comunicação. O calendário editorial pode ser útil tanto na programação de uma rede social, quanto para blogs e outros locais em que haja compartilhamento de conteúdos.
Veja mais algumas notícias similares a contabilidade para empresas em nosso blog. Aproveite e conheça melhor a Contmatic Phoenix.
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Por: Emili Nitske