Em 2025, espera-se que o trabalho remoto esteja ainda mais consolidado, com empresas investindo em tecnologia. Portanto, é muito importante estar por dentro dos principais aspectos relacionados a esta modalidade de trabalho. 

Neste artigo,  vamos falar sobre os benefícios, desafios e como garantir um ambiente saudável e produtivo

Origem do Teletrabalho

Com os avanços da tecnologia nos anos 70, algumas empresas começaram a experimentar o trabalho fora do escritório. 

Nos anos 1990, grandes empresas de tecnologia e consultoria começaram a adotar o modelo de trabalho em casa, que se fortaleceu ainda mais nos anos 2000, onde o conceito de "nomadismo digital" se fortaleceu, com profissionais independentes, freelancer’s e empreendedores estabelecendo suas próprias rotinas de trabalho fora dos escritórios tradicionais. Ferramentas de videoconferência e colaboração, como o Skype, tornaram esse estilo de trabalho ainda mais prático e acessível.

Um grande marco do trabalho remoto,  foi a promulgação da lei 13.467 (Reforma trabalhista) que ocorreu em 2017, trazendo alterações  nas leis trabalhistas, incluindo no Capítulo II-A, “Do Teletrabalho”, com os artigos 75-A a 75-E disposições relacionadas ao trabalho remoto. 

A principal mudança foi a regulamentação do teletrabalho, que estabeleceu as regras para a negociação de acordos individuais entre empregadores e empregados para a adoção dessa modalidade de trabalho, deixando claro que, embora o trabalho seja realizado remotamente, não há diferenças em relação à proteção ao trabalhador. Os direitos são os mesmos de um trabalhador que trabalha presencialmente. 

O impacto da Pandemia de COVID-19 no trabalho remoto

A pandemia foi um divisor de águas para o trabalho remoto. Como sabemos, por questões culturais,  no Brasil, o  trabalho remoto era uma prática adotada por poucas empresas, ou seja, o modelo de trabalho home office era limitado, pouco se ouvia falar nesse modelo de trabalho.

O isolamento social  forçou muitas empresas a implementarem o home office de maneira emergencial. Em poucas semanas, milhares de trabalhadores passaram a realizar suas funções de casa, sem que houvesse tempo necessário para planejamento ou adaptação. 

Neste período,  a tecnologia tornou-se ainda mais essencial.Empregadores e empregados tiveram que se adaptar a utilizar ferramentas de comunicação, como Zoom, Meet, Microsoft Teams, entre outras plataformas, para acompanhamento da  produtividade e comunicação entre as equipes. 

Os empregados e empregadores enfrentaram grandes desafios, uma vez que não existia mais aquele espaço físico para reuniões e interações com os colegas de trabalho. Tudo passou a ser mediado através de telas. 

Um dos pontos de atenção foi a produtividade:  muitos trabalhadores, ao adaptarem-se ao trabalho remoto, mostraram que eram mais produtivos em casa, sem as distrações do escritório, enquanto outros enfrentaram dificuldades com a falta de estrutura e a sobrecarga de tarefas.

Por fim, após a pandemia, algumas empresas decidiram manter o home office 100%, enquanto outras optaram pelo modelo híbrido, que combina o trabalho presencial e remoto, permitindo que os colaboradores alternem entre trabalhar no escritório e de casa ou de outro local, sendo benefício tanto para o empregado quanto para o empregador.

5 benefícios do trabalho home office para o empregado e o empregador

Possibilidade de Flexibilidade de horário

O home office permite maior controle sobre o horário de trabalho, possibilitando uma melhor organização entre as responsabilidades profissionais e pessoais. Dessa forma, o colaborador pode optar por trabalhar quando se sente mais produtivo. E ainda, ele pode lidar com imprevistos que possam surgir, sem necessariamente atrapalhar o andamento das suas funções. 

Porém, é importante lembrar que nem todas empresas adotam a flexibilidade de horário. Alguns empregadores preferem que os colaboradores tenham horário fixo para exercer suas funções, ou seja, há um horário definido para início e término da jornada, principalmente quando o setor é de atendimento ao público, que geralmente funciona em horário comercial.

Redução de custos

Ao trabalhar de casa, não há gastos com transporte público ou combustível, alimentação fora de casa que sai bem mais cara e até mesmo roupas formais.

Além disso, quando o trabalho é 100% remoto, o empregador dispensa a necessidade de um espaço físico, assim, reduz custos com aluguel, manutenção do prédio, energia elétrica e materiais de escritório; ou, nas situações de trabalho híbrido, poderá alugar um espaço menor, assim, os custos também podem ser reduzidos.

Qualidade de vida

A eliminação do deslocamento para o trabalho pode resultar em mais tempo para atividades pessoais, lazer, ou até mesmo para descanso, melhorando a qualidade de vida do colaborador.

Portanto, os funcionários que trabalham em casa geralmente demonstram uma maior predisposição, já que estão no conforto de seus lares, sem ter que manter o estresse que é a vida de escritório ou o tempo no trânsito se deslocando até a empresa.

Autonomia e produtividade

Muitos profissionais percebem um aumento na produtividade ao trabalharem em casa, devido à redução de interrupções típicas de um escritório, como reuniões desnecessárias e conversas informais. E o fato do empregado não ter passado pelo estresse da locomoção de casa para o trabalho,é um ponto positivo para ele começar a jornada de trabalho mais disposto a produzir.

Equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Uma das vantagens do trabalho home office é que você está mais próximo da sua família.O home office pode facilitar o cuidado com filhos, tarefas domésticas ou outras responsabilidades familiares, proporcionando um equilíbrio melhor entre vida pessoal e profissional.

Embora haja uma flexibilidade que possibilita realizar algumas tarefas pessoais durante o expediente, é bom ficar atento ao tempo despendido nessas tarefas, para não atrapalhar o andamento do seu labor, pois vale lembrar que, mesmo estando em casa, o empregado está à disposição do seu empregador, devendo atentar-se ao que diz seu contrato de trabalho.

Impacto psicológico do trabalho remoto

Mesmo após o período da pandemia, a ausência de interação social presencial levou ao aumento do estresse e ansiedade, devido ao sentimento de solidão. A sobrecarga de trabalho, muitas vezes agravada pela ausência de limites claros entre a vida pessoal e profissional, também contribuiu para o aumento de casos de burnout, e esgotamento emocional causado pela pressão excessiva no ambiente de trabalho.

O desafio de manter o equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional é uma das questões mais frequentes para os trabalhadores.A falta de limites claros entre trabalho e descanso pode aumentar a ansiedade, já que alguns empregados não conseguem desligar do trabalho ao fim do expediente.

Com isso, o aumento de casos de burnout cresceu muito com o trabalho remoto. Sem a necessidade de deslocamento, muitos trabalhadores acabam estendendo suas jornadas, o que pode resultar em fadiga mental e física. 

O trabalho remoto muitas vezes leva os profissionais a ignorar suas necessidades básicas de descanso, como pausas para refeições. Isso pode piorar a sensação de cansaço mental e físico, contribuindo para a exaustão contínua.

É importante ter um espaço voltado exclusivamente para o trabalho, para ser possível sair deste ambiente ao final da jornada de trabalho. E da mesma forma, evitar maiores distrações e perda de foco devido às tarefas e responsabilidades paralelas (como cuidados com a casa e com os filhos).

Outro ponto importante, é a insegurança com relação ao futuro do trabalho remoto e a pressão por produtividade, podendo gerar sintomas de ansiedade em muitos profissionais.

Por fim, para minimizar estes impactos, é necessário adotar políticas de apoio à saúde mental e criar condições que permitam que os profissionais possam trabalhar de forma produtiva, mas também equilibrada e saudável.

Como funciona o trabalho remoto?

A CLT, em seu artigo 75-B, define o teletrabalho como “a prestação de serviços preponderantemente fora das dependências do empregador, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação que, por sua natureza, não se constituam como trabalho externo”. Ou seja, o trabalho remoto é um modelo de trabalho onde o empregado realiza suas atividades profissionais fora do ambiente físico da empresa, geralmente de sua casa ou de outro local fora do escritório. 

Nesta situação, o profissional realiza suas tarefas usando a tecnologia, internet, computadores, e ferramentas para reuniões e comunicação entre os setores.

Em relação à execução do trabalho, o contrato de trabalho deve definir claramente quem será responsável pelos custos e pelo fornecimento dos equipamentos necessários, como computador e acesso à internet. Caso o empregador forneça tais itens, isso não será considerado como salário ou benefício, mas deve ser informado na folha de pagamento como rubrica informativa, conforme determina o art. 27, inciso III, “d” da Instrução Normativa nº 2.110/2022.

Importante mencionar que o empregador deve orientar o empregado sobre ergonomia e prevenção de acidentes, fornecendo equipamentos de trabalho e treinamento sobre o uso correto dos equipamentos e softwares necessários para o desempenho das funções. O empregador pode criar ou fornecer manuais , vídeos ou outros informativos que expliquem de forma simples as melhores práticas para a saúde e segurança no trabalho remoto.

Portanto, o empregador deve garantir que o colaborador no trabalho remoto tenha acesso a informações claras e orientações específicas para manter sua saúde física e mental, bem como, garantir um ambiente de trabalho seguro. Essas práticas não apenas cumprem a legislação trabalhista, mas também demonstram um compromisso com o bem-estar dos colaboradores, promovendo uma relação de confiança e respeito no ambiente remoto.

Conclusão

Em resumo, o trabalho remoto é uma tendência que veio para ficar, mas requer um esforço contínuo de adaptação e aprimoramento para que todos possam aproveitar suas vantagens.

Embora essa modalidade de trabalho tenha muitas vantagens, também existem desafios.  Por isso, é importante que tanto empregados quanto empregadores desenvolvam boas práticas e rotinas para maximizar os benefícios do trabalho remoto.

Lembrando que é fundamental que o empregador esteja sempre atualizado sobre a legislação trabalhista, pois isso garante a conformidade com as normas trabalhistas e contribui para um ambiente de trabalho mais leve e seguro para todos os colaboradores.

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