A sua empresa está pronta para o digital?

Gestão e Negócios 13 de Ago de 2022

A descoberta da roda, o advento da escrita, até a Revolução Industrial e chegando no mundo hoje, com a internet das coisas, inteligência artificial, robótica, etc. O fato é que, desde que temos registros históricos, a transformação faz parte do desenvolvimento humano.

No entanto, é preciso ter em mente que a transformação digital vai além do desenvolvimento de mecanismos e tecnologias que impactam e facilitam o cotidiano. Ela está relacionada com as exigências de uma nova realidade.

A transformação digital está vinculada a necessidade de mudanças na forma como estruturamos nossas empresas e – por que não – a nossa sociedade. A sua empresa está pronta para ela?

Aproveite a sua visita e comece a transformação digital da sua empresa. Conheça um software de gestão financeira que pode auxiliar nos processos de contas a pagar e a receber da sua empresa.

Mas, afinal, o que é a transformação digital?

Enquanto está mais presente na vida das pessoas, a tecnologia transforma a forma como as empresas se organizam e desenvolvem seus processos. Independentemente de tamanho e segmento de atuação, é preciso estar preparado para atender às demandas de um mundo profundamente digital.
Aliás, a transformação digital transcende funções tradicionais como vendas, marketing e atendimento ao cliente. Ela envolve toda a cadeia de valor do negócio, desde o abastecimento até a fabricação e a distribuição.
A aplicação deve abraçar todo o planejamento de processos de trabalho, a reestruturação empresarial e a aplicação dos recursos humanos. Ou seja, ela começa e termina com a forma de pensar e estruturar um negócio, com a cultura e a maneira como os clientes participam dela.
Inclusive, à medida que embarcam na transformação digital, muitas empresas dão um passo para trás. Nesse momento, elas se questionam se estão realmente tomando as decisões certas e, com isso, se tornam cada vez mais capazes de sustentar crescimentos em larga escala.

A transformação digital agrega valor a cada interação

A transformação digital pode ser considerada um jogo infinito. Ela modifica e usa as interações com o usuário constantemente.

Com ela, as empresas dão um passo para trás e revêem tudo o que fazem – desde sistemas internos até os pontos de contato com os clientes, on e offline.

No entanto, vale lembrar que o mercado já está estabelecido na era digital. Ou seja, ser digital não é um diferencial, mas uma condição para fugir da obsolescência.

Dessa maneira, empresas de todos os tipos e de diversos segmentos desenvolvem formas inteligentes, eficazes e disruptivas para alavancar seus negócios.

Como está o processo de transformação digital no Brasil?

A consultoria empresarial americana Mckinsey realizou um levantamento com empresas brasileiras para entender a maturidade digital nas companhias. A consequência foi compreender em que pé está a transformação digital no nosso país.

Após a realização da análise, foi possível chegar a alguns insights. Entre os principais podemos destacar os seguintes:

1) A transformação digital é lucrativa

Há um mito de que é preciso investir muito dinheiro para que a transformação digital aconteça. Mas, há muitos fatores, como o segmento e o modelo da empresa, que influenciam essa escolha.

O fato é que empresas líderes em maturidade digital no Brasil alcançam uma taxa de crescimento EBITA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) até 3 vezes maior do que outras.

2) Líderes entendem que as mudanças ocorrem de forma interligada

Os líderes dos processos de transformação digital são capazes de estruturar projetos de forma complementar. Ou seja, eles entendem que as alavancas de valor das empresas estão interligadas e, por isso, as iniciativas também precisam estar.

O levantamento, no entanto, também mostra que as empresas com menor grau de maturidade de gestão costumam fazer apenas ações pontuais. Elas buscam apenas “dar o check na lista da transformação digital”.

3) A maturidade e velocidade da transformação estão relacionadas ao setor da economia

Os setores de Serviços financeiros, Varejo e Telecomunicações e Tecnologia são os que apresentam maior grau de maturidade digital. Isso acontece, conforme a McKinsey, porque eles são os mais afetados pelo comportamento do cliente.

Além disso, esses setores são compostos por macro ambientes muito competitivos. Ou seja, devem estar sempre adotando novas tecnologias, estratégias e processos para não entrar em defasagem.

Por que sua empresa deve passar por este processo?

É sempre importante lembrar que a transformação digital não está restrita apenas ao uso de mais recursos tecnológicos. Ela está relacionada a uma mudança de processos internos e externos da companhia, em uma ação contínua.

Ao adotar essas mudanças, será possível perceber impactos positivos no desempenho, na agilidade da tomada de decisões e na satisfação de colaboradores e clientes. Além destes, também é possível observar

Melhora o fluxo de trabalho

Por meio de Big Data ou Business Intelligence, a coleta de dados se torna mais fácil e eficaz. Com isso, é possível otimizar fluxos de trabalho e, por consequência, entender melhor as demandas dos clientes.

Junto a isso, com os dados é possível comparar os rumos da empresa com as ações dos concorrentes e as tomadas de decisões são mais claras e objetivas.

Entre os recursos da transformação digital que permitem mais assertividade nas decisões passam estão softwares de gestão e serviços cloud based.

Otimização da comunicação interna

Com o uso de serviços de armazenamento de dados e documentos na nuvem, os colaboradores podem acessar as informações a qualquer momento, de qualquer lugar e simultaneamente.

Com a maior interação, há ganho de agilidade nas transações. A consequência é a melhora na forma como os clientes serão atendidos, aumentando o nível de satisfação com os serviços prestados.

Mais transparência nas negociações

Além de estarem cada vez mais ágeis, as transações estão mais transparentes. Então, mesmo que à distância, é possível aproveitar os recursos tecnológicos para fechar acordos sem depender dos tradicionais processos burocráticos.

A assinatura eletrônica, por exemplo, permite a assinatura de documentos em questão de minutos, garantindo segurança e validade jurídica.

Melhor atendimento aos clientes

Como obter dados mais relevantes para entender os desejos do cliente, as empresas que se adaptam à transformação digital conseguem interagir melhor com seus consumidores. A consequência disso é a oferta de melhores experiências que seus concorrentes.

Os consumidores têm a expectativa por serviços acessíveis em poucos segundos. Então, seja por meio de chats online ou de aplicativos, é possível melhorar a forma de atendimento, estreitando laços com clientes.

Leia também: Quais tecnologias podem ajudar a PME a crescer mais rápido?

Como começar a transformação digital na sua empresa?

De acordo com o mesmo levantamento da McKinsey citado anteriormente, as empresas brasileiras que lideram a transformação digital no país estão focadas em três principais pontos: Estrutura organizacional – Experimentação – Jornada do Cliente.

Sendo assim, a estratégia para implementar a transformação digital na sua empresa deve ser pautada em:

  • Roadmap específico de iniciativas, que deve ser ambicioso e alinhado aos diferentes níveis da empresa. Ele será a base para a estratégia de digital e analytics;
  • Identificação do talentos com capacitação, considerando que estejam preparados para um modelo de negócio mais digital e analítico;
  • Mentalidade data driven, com o desenvolvimento de cultura de tomada de decisões objetivas em nível estratégico, tático e operacional;
  • Foco no cliente, tendo como objetivo aumentar sua satisfação por meio de uma experiência aprimorada e comunicação de engajamento e encantamento.

Junto a isso, ferramentas e plataformas digitais devem estar integradas ao novo método organizacional. Então é importante:

  • Adotar ferramentas para facilitar o acesso das informações à toda a organização;
  • Implementar tecnologias de autoatendimento para colaboradores e clientes;
  • Usar diferentes canais para interação com os clientes.

Leia também: 5 motivos para investir em ferramentas online para sua empresa

E na prática, quais os passos a serem tomados para implementar a transformação digital?

Há inúmeras maneiras de começar o processo de transformação digital na sua empresa, mas, visando marcar um início positivo e objetivo, separamos oito passos que vamos aplicar como exemplo em uma padaria.

1. Implemente uma mudança estrutural

Ao pensar em uma transformação digital, é preciso que a sua empresa esteja preparada para uma mudança estrutural, não apenas operacional. É importante uma redefinição das estratégias.

É necessário avaliar o mercado, verificando de que forma as novas tecnologias poderão impactar o negócio. É necessário, portanto, entender o contexto e as vulnerabilidades que poderão surgir nesse processo.

Em pequenos comércios, por exemplo, é possível analisar a inclusão de alternativas de atendimento. Ainda, é possível avaliar a possibilidade de melhorar o controle de entrada e saída de estoque e a gestão de fornecedores.

2. Invista em uma mudança cultural

Além da mudança estrutural, é importante garantir que todos os envolvidos comprem essa nova ideia. Ou seja, é preciso investir em uma mudança cultural.

Se uma das lideranças não se preocupa em alterar a cultura dos stakeholders, a “revolução” pode se tornar algo apenas burocrático. Por isso, é importante abandonar a zona de conforto e realizar uma mobilização cultural de todos os setores e colaboradores.

Para estar pronto para o digital, o time deve entender a importância do uso de dados. Então, mantendo o exemplo do item anterior, em um pequeno comércio é importante passar a avaliar os produtos que são consumidos por períodos do dia, por exemplo.

A partir dessa análise, o gestor consegue oferecer sugestões e melhorias, como a reposição ou a produção específica dos itens que mais são consumidos por períodos. A análise de dados proporciona otimização de trabalho ao pequeno e médio empresário.

3. Avalie os processos

Há quantos anos os processos da sua empresa acontecem da mesma forma? Todas as etapas ainda são necessárias? Nenhuma solução tecnológica pode otimizar a atuação?

Você certamente não tem as respostas para as perguntas acima e, por isso, é preciso realizar uma avaliação dos processos corporativos. Veja como funciona o ciclo de produtos, procedimento de vendas, processo de atendimento, entre outras operações.

Para isso, seguindo o exemplo de um pequeno comércio, pense: tenho profissionais que podem realizar tais atividades? Posso alocar esses profissionais? Ou, será necessário realizar a contratação de profissionais específicos?

Após a definição do responsável, avalie quais produtos que realmente estão sendo comercializados e quais poderiam substituir o espaço. Junto a isso, veja quais desses processos podem ser adaptados e melhorados com o apoio de novas tecnologias, que entregam mais mobilidade e automação.

4. Foque em gestão de dados

Com as ferramentas de Business Intelligence disponíveis no mercado, é possível processar um grande volume de informações. Com isso, é possível ter um desenho de múltiplos cenários, identificando não apenas tendências, mas os comportamentos do mercado.

Com base nesses dados, é desenvolvida uma gestão muito mais digital, que permite a tomada de decisões mais precisas. Isso, por consequência, amplia, consideravelmente, as chances de sucesso no mercado de atuação.

5. Estude as possibilidades tecnológicas

Não é preciso ser um expert em tecnologia para implantar a transformação digital, mas é importante conhecer os recursos tecnológicos presentes no mercado.

Então, após avaliar os processos, é necessário ver quais se encaixam na realidade de sua empresa e que podem contribuir para uma melhora contínua. É possível focar em uma ou utilizar diferentes soluções tecnológicas integradas.

O pequeno e médio empreendedor, por exemplo, conta com um time mais reduzido do que as grandes empresas. Então, ele pode avaliar o uso de softwares de gestão financeira e de contabilidade para otimizar sua rotina.

6. Domine o ciclo de vida dos serviços digitais

Após a definição das tecnologias, é importante pensar quais produtos e serviços serão projetados a partir desse novo cenário. É necessário idealizar como será feita a evolução desses produtos e serviços digitais, pensando no ciclo de vida de cada solução.

Esses cuidados nos detalhes é que poderão conferir à sua empresa um diferencial competitivo.

7. Desapegue

Uma dose de desapego é essencial para as empresas que estão em busca da imersão na transformação digital. Mas, o que isso significa?

Após realizar o mapeamento foi possível identificar tudo o que é aproveitável e o que está apenas dando despesa. Então, o momento de descarte é esse: retirar o que só atrapalha!

Esse desapego pode estar relacionado a um dispositivo, que tem sua função automatizada ou aglutinada por outro, de um software utilizado para executar apenas uma tarefa, ou de profissionais que estão sendo subutilizados em tarefas burocráticas.

Os pilares da transformação digital têm soluções para todas essas questões. Em vez de a empresa utilizar softwares descentralizados e diferentes para cada setor, por que não utilizar um sistema de gestão completo e em nuvem?

8. Prepare a empresa para receber as inovações

Com todos os passos anteriores feitos, chegou o momento de preparar a empresa. A comunicação, portanto, deve ser clara e alinhada para acolher esse momento de mudanças e formalizar a adoção de tecnologias.

A cultura de inovação é construída com mais facilidade se os colaboradores se sentirem à vontade para expor as ideias. O gestor deve começar a criar diferenciais que gerem valor para o cliente e preparem o negócio para estar à frente da concorrência.

Processo vital para o futuro corporativo

Realizar a transformação digital pode parecer um grande obstáculo às empresas. No entanto, é importante entender que esse não é um processo tão ágil quanto a colheita dos frutos. Aliás, a transformação digital é um caminho sem retorno.

Enquanto a tecnologia está mais presente na rotina, novas gerações já iniciam suas vidas envolvidas por dispositivos móveis, acesso constante à internet e soluções digitais. Então, aceitar a necessidade de transformação digital é vital para o futuro de um negócio. Ela é o caminho para alcançar metas e resultados corporativos esperados.

Veja algumas notícias aqui.

Feito com ❤ por Marketing.

Por: Emili Nitske.

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A descoberta da roda, o advento da escrita, até a Revolução Industrial e chegando no mundo hoje, com a internet das coisas, inteligência artificial, robótica, etc. O fato é que, desde que temos registros históricos, a transformação faz parte do desenvolvimento humano.

No entanto, é preciso ter em mente que a transformação digital vai além do desenvolvimento de mecanismos e tecnologias que impactam e facilitam o cotidiano. Ela está relacionada com as exigências de uma nova realidade.

A transformação digital está vinculada a necessidade de mudanças na forma como estruturamos nossas empresas e – por que não – a nossa sociedade. A sua empresa está pronta para ela?

Aproveite a sua visita e comece a transformação digital da sua empresa. Conheça um software de gestão financeira que pode auxiliar nos processos de contas a pagar e a receber da sua empresa.

Mas, afinal, o que é a transformação digital?

Enquanto está mais presente na vida das pessoas, a tecnologia transforma a forma como as empresas se organizam e desenvolvem seus processos. Independentemente de tamanho e segmento de atuação, é preciso estar preparado para atender às demandas de um mundo profundamente digital.
Aliás, a transformação digital transcende funções tradicionais como vendas, marketing e atendimento ao cliente. Ela envolve toda a cadeia de valor do negócio, desde o abastecimento até a fabricação e a distribuição.
A aplicação deve abraçar todo o planejamento de processos de trabalho, a reestruturação empresarial e a aplicação dos recursos humanos. Ou seja, ela começa e termina com a forma de pensar e estruturar um negócio, com a cultura e a maneira como os clientes participam dela.
Inclusive, à medida que embarcam na transformação digital, muitas empresas dão um passo para trás. Nesse momento, elas se questionam se estão realmente tomando as decisões certas e, com isso, se tornam cada vez mais capazes de sustentar crescimentos em larga escala.

A transformação digital agrega valor a cada interação

A transformação digital pode ser considerada um jogo infinito. Ela modifica e usa as interações com o usuário constantemente.

Com ela, as empresas dão um passo para trás e revêem tudo o que fazem – desde sistemas internos até os pontos de contato com os clientes, on e offline.

No entanto, vale lembrar que o mercado já está estabelecido na era digital. Ou seja, ser digital não é um diferencial, mas uma condição para fugir da obsolescência.

Dessa maneira, empresas de todos os tipos e de diversos segmentos desenvolvem formas inteligentes, eficazes e disruptivas para alavancar seus negócios.

Como está o processo de transformação digital no Brasil?

A consultoria empresarial americana Mckinsey realizou um levantamento com empresas brasileiras para entender a maturidade digital nas companhias. A consequência foi compreender em que pé está a transformação digital no nosso país.

Após a realização da análise, foi possível chegar a alguns insights. Entre os principais podemos destacar os seguintes:

1) A transformação digital é lucrativa

Há um mito de que é preciso investir muito dinheiro para que a transformação digital aconteça. Mas, há muitos fatores, como o segmento e o modelo da empresa, que influenciam essa escolha.

O fato é que empresas líderes em maturidade digital no Brasil alcançam uma taxa de crescimento EBITA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) até 3 vezes maior do que outras.

2) Líderes entendem que as mudanças ocorrem de forma interligada

Os líderes dos processos de transformação digital são capazes de estruturar projetos de forma complementar. Ou seja, eles entendem que as alavancas de valor das empresas estão interligadas e, por isso, as iniciativas também precisam estar.

O levantamento, no entanto, também mostra que as empresas com menor grau de maturidade de gestão costumam fazer apenas ações pontuais. Elas buscam apenas “dar o check na lista da transformação digital”.

3) A maturidade e velocidade da transformação estão relacionadas ao setor da economia

Os setores de Serviços financeiros, Varejo e Telecomunicações e Tecnologia são os que apresentam maior grau de maturidade digital. Isso acontece, conforme a McKinsey, porque eles são os mais afetados pelo comportamento do cliente.

Além disso, esses setores são compostos por macro ambientes muito competitivos. Ou seja, devem estar sempre adotando novas tecnologias, estratégias e processos para não entrar em defasagem.

Por que sua empresa deve passar por este processo?

É sempre importante lembrar que a transformação digital não está restrita apenas ao uso de mais recursos tecnológicos. Ela está relacionada a uma mudança de processos internos e externos da companhia, em uma ação contínua.

Ao adotar essas mudanças, será possível perceber impactos positivos no desempenho, na agilidade da tomada de decisões e na satisfação de colaboradores e clientes. Além destes, também é possível observar

Melhora o fluxo de trabalho

Por meio de Big Data ou Business Intelligence, a coleta de dados se torna mais fácil e eficaz. Com isso, é possível otimizar fluxos de trabalho e, por consequência, entender melhor as demandas dos clientes.

Junto a isso, com os dados é possível comparar os rumos da empresa com as ações dos concorrentes e as tomadas de decisões são mais claras e objetivas.

Entre os recursos da transformação digital que permitem mais assertividade nas decisões passam estão softwares de gestão e serviços cloud based.

Otimização da comunicação interna

Com o uso de serviços de armazenamento de dados e documentos na nuvem, os colaboradores podem acessar as informações a qualquer momento, de qualquer lugar e simultaneamente.

Com a maior interação, há ganho de agilidade nas transações. A consequência é a melhora na forma como os clientes serão atendidos, aumentando o nível de satisfação com os serviços prestados.

Mais transparência nas negociações

Além de estarem cada vez mais ágeis, as transações estão mais transparentes. Então, mesmo que à distância, é possível aproveitar os recursos tecnológicos para fechar acordos sem depender dos tradicionais processos burocráticos.

A assinatura eletrônica, por exemplo, permite a assinatura de documentos em questão de minutos, garantindo segurança e validade jurídica.

Melhor atendimento aos clientes

Como obter dados mais relevantes para entender os desejos do cliente, as empresas que se adaptam à transformação digital conseguem interagir melhor com seus consumidores. A consequência disso é a oferta de melhores experiências que seus concorrentes.

Os consumidores têm a expectativa por serviços acessíveis em poucos segundos. Então, seja por meio de chats online ou de aplicativos, é possível melhorar a forma de atendimento, estreitando laços com clientes.

Leia também: Quais tecnologias podem ajudar a PME a crescer mais rápido?

Como começar a transformação digital na sua empresa?

De acordo com o mesmo levantamento da McKinsey citado anteriormente, as empresas brasileiras que lideram a transformação digital no país estão focadas em três principais pontos: Estrutura organizacional – Experimentação – Jornada do Cliente.

Sendo assim, a estratégia para implementar a transformação digital na sua empresa deve ser pautada em:

  • Roadmap específico de iniciativas, que deve ser ambicioso e alinhado aos diferentes níveis da empresa. Ele será a base para a estratégia de digital e analytics;
  • Identificação do talentos com capacitação, considerando que estejam preparados para um modelo de negócio mais digital e analítico;
  • Mentalidade data driven, com o desenvolvimento de cultura de tomada de decisões objetivas em nível estratégico, tático e operacional;
  • Foco no cliente, tendo como objetivo aumentar sua satisfação por meio de uma experiência aprimorada e comunicação de engajamento e encantamento.

Junto a isso, ferramentas e plataformas digitais devem estar integradas ao novo método organizacional. Então é importante:

  • Adotar ferramentas para facilitar o acesso das informações à toda a organização;
  • Implementar tecnologias de autoatendimento para colaboradores e clientes;
  • Usar diferentes canais para interação com os clientes.

Leia também: 5 motivos para investir em ferramentas online para sua empresa

E na prática, quais os passos a serem tomados para implementar a transformação digital?

Há inúmeras maneiras de começar o processo de transformação digital na sua empresa, mas, visando marcar um início positivo e objetivo, separamos oito passos que vamos aplicar como exemplo em uma padaria.

1. Implemente uma mudança estrutural

Ao pensar em uma transformação digital, é preciso que a sua empresa esteja preparada para uma mudança estrutural, não apenas operacional. É importante uma redefinição das estratégias.

É necessário avaliar o mercado, verificando de que forma as novas tecnologias poderão impactar o negócio. É necessário, portanto, entender o contexto e as vulnerabilidades que poderão surgir nesse processo.

Em pequenos comércios, por exemplo, é possível analisar a inclusão de alternativas de atendimento. Ainda, é possível avaliar a possibilidade de melhorar o controle de entrada e saída de estoque e a gestão de fornecedores.

2. Invista em uma mudança cultural

Além da mudança estrutural, é importante garantir que todos os envolvidos comprem essa nova ideia. Ou seja, é preciso investir em uma mudança cultural.

Se uma das lideranças não se preocupa em alterar a cultura dos stakeholders, a “revolução” pode se tornar algo apenas burocrático. Por isso, é importante abandonar a zona de conforto e realizar uma mobilização cultural de todos os setores e colaboradores.

Para estar pronto para o digital, o time deve entender a importância do uso de dados. Então, mantendo o exemplo do item anterior, em um pequeno comércio é importante passar a avaliar os produtos que são consumidos por períodos do dia, por exemplo.

A partir dessa análise, o gestor consegue oferecer sugestões e melhorias, como a reposição ou a produção específica dos itens que mais são consumidos por períodos. A análise de dados proporciona otimização de trabalho ao pequeno e médio empresário.

3. Avalie os processos

Há quantos anos os processos da sua empresa acontecem da mesma forma? Todas as etapas ainda são necessárias? Nenhuma solução tecnológica pode otimizar a atuação?

Você certamente não tem as respostas para as perguntas acima e, por isso, é preciso realizar uma avaliação dos processos corporativos. Veja como funciona o ciclo de produtos, procedimento de vendas, processo de atendimento, entre outras operações.

Para isso, seguindo o exemplo de um pequeno comércio, pense: tenho profissionais que podem realizar tais atividades? Posso alocar esses profissionais? Ou, será necessário realizar a contratação de profissionais específicos?

Após a definição do responsável, avalie quais produtos que realmente estão sendo comercializados e quais poderiam substituir o espaço. Junto a isso, veja quais desses processos podem ser adaptados e melhorados com o apoio de novas tecnologias, que entregam mais mobilidade e automação.

4. Foque em gestão de dados

Com as ferramentas de Business Intelligence disponíveis no mercado, é possível processar um grande volume de informações. Com isso, é possível ter um desenho de múltiplos cenários, identificando não apenas tendências, mas os comportamentos do mercado.

Com base nesses dados, é desenvolvida uma gestão muito mais digital, que permite a tomada de decisões mais precisas. Isso, por consequência, amplia, consideravelmente, as chances de sucesso no mercado de atuação.

5. Estude as possibilidades tecnológicas

Não é preciso ser um expert em tecnologia para implantar a transformação digital, mas é importante conhecer os recursos tecnológicos presentes no mercado.

Então, após avaliar os processos, é necessário ver quais se encaixam na realidade de sua empresa e que podem contribuir para uma melhora contínua. É possível focar em uma ou utilizar diferentes soluções tecnológicas integradas.

O pequeno e médio empreendedor, por exemplo, conta com um time mais reduzido do que as grandes empresas. Então, ele pode avaliar o uso de softwares de gestão financeira e de contabilidade para otimizar sua rotina.

6. Domine o ciclo de vida dos serviços digitais

Após a definição das tecnologias, é importante pensar quais produtos e serviços serão projetados a partir desse novo cenário. É necessário idealizar como será feita a evolução desses produtos e serviços digitais, pensando no ciclo de vida de cada solução.

Esses cuidados nos detalhes é que poderão conferir à sua empresa um diferencial competitivo.

7. Desapegue

Uma dose de desapego é essencial para as empresas que estão em busca da imersão na transformação digital. Mas, o que isso significa?

Após realizar o mapeamento foi possível identificar tudo o que é aproveitável e o que está apenas dando despesa. Então, o momento de descarte é esse: retirar o que só atrapalha!

Esse desapego pode estar relacionado a um dispositivo, que tem sua função automatizada ou aglutinada por outro, de um software utilizado para executar apenas uma tarefa, ou de profissionais que estão sendo subutilizados em tarefas burocráticas.

Os pilares da transformação digital têm soluções para todas essas questões. Em vez de a empresa utilizar softwares descentralizados e diferentes para cada setor, por que não utilizar um sistema de gestão completo e em nuvem?

8. Prepare a empresa para receber as inovações

Com todos os passos anteriores feitos, chegou o momento de preparar a empresa. A comunicação, portanto, deve ser clara e alinhada para acolher esse momento de mudanças e formalizar a adoção de tecnologias.

A cultura de inovação é construída com mais facilidade se os colaboradores se sentirem à vontade para expor as ideias. O gestor deve começar a criar diferenciais que gerem valor para o cliente e preparem o negócio para estar à frente da concorrência.

Processo vital para o futuro corporativo

Realizar a transformação digital pode parecer um grande obstáculo às empresas. No entanto, é importante entender que esse não é um processo tão ágil quanto a colheita dos frutos. Aliás, a transformação digital é um caminho sem retorno.

Enquanto a tecnologia está mais presente na rotina, novas gerações já iniciam suas vidas envolvidas por dispositivos móveis, acesso constante à internet e soluções digitais. Então, aceitar a necessidade de transformação digital é vital para o futuro de um negócio. Ela é o caminho para alcançar metas e resultados corporativos esperados.

Veja algumas notícias aqui.

Feito com ❤ por Marketing.

Por: Emili Nitske.

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