Analista Fiscal: como esse profissional atua na prática?

Contábil 18 de Mar de 2024

Você provavelmente já ouviu falar que o Brasil figura nas principais posições do ranking de países que têm os mais altos impostos do mundo, além de uma legislação tributária extensa e complexa. Compreender o que faz um analista fiscal pode ajudar você a se decidir por essa importante carreira, vital para os negócios e para a sobrevivência de empresas e indústrias.

Mas como esse profissional atua na prática? Quais as suas principais funções na empresa? Além disso, como ele contribui de fato para manter um controle fiscal eficiente? 

Esse artigo vai responder essas e outras questões para que você tire as suas dúvidas sobre o trabalho do analista fiscal. Ficou curioso? Continue a leitura a seguir e descubra por que esse profissional é tão importante para a gestão financeira e contábil. 

O que faz um analista fiscal? 

A legislação tributária é a base para a atuação de analistas fiscais, que precisam ter o domínio das regras aplicáveis a cada tipo de negócio para proceder com o controle e apuração de dados, além do pagamento do que é devido aos cofres públicos.

Levando em conta a quantidade de tributos existentes no brasil, ter um profissional que faça esse procedimento de controle fiscal é indispensável. O analista fiscal cuida de todos esses processos, além de trabalhar em conjunto dar apoio ao departamento de controladoria. 

Em resumo, o que o analista fiscal faz é cuidar da apuração e lançamento dos processos fiscais da empresa, considerando sempre a legislação vigente. Ou seja, um analista fiscal tem funções como lançamentos fiscais e a elaboração de relatórios em caso de auditoria interna ou pelo fisco. 

No entanto, não é somente isso, e a quantidade de funções de um analista fiscal é ampla, o que inclui: 

  • Escrituração fiscal;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Acompanhamento da legislação tributária;
  • Apuração de impostos como ICMS e ISS;
  • Emissão de guias de recolhimento;
  • Entrega de obrigações fiscais;
  • Conferência dos lançamentos fiscais;
  • Conferência de dados de fornecedores junto ao fisco;
  • Acompanhamento de auditorias internas e externas;
  • Demonstração contábil.

Estas não são todas as funções do analista fiscal na empresa e ele ainda pode assumir diversas outras funções ligadas às obrigações acessórias. Em suma, ele é um profissional que está presente em todas as operações fiscais da empresa, o que abrange uma infinidade de processos. 

Qual a formação de um analista fiscal? 

Conforme vimos, a função do analista fiscal é complexa e exige não só o conhecimento técnico como também da legislação e suas implicações. Por esse motivo, a formação para se tornar um profissional da área é a superior em Ciências Contábeis. 

O profissional com formação em Ciências Contábeis possui a base de conhecimento técnico para atuar na gestão fiscal das empresas. Além disso, a qualificação para atuar na área também pode acontecer por meio da experiência em cargos como auxiliar fiscal. 

Como é o mercado de trabalho para analista fiscal?

Como mencionado, analistas fiscais têm grande relevância para as organizações, pois são pessoas com conhecimento específico para lidar com processos complexos e zelar pela precisão de números e valores monetários, além de ter amplo entendimento da legislação tributária, política e economia nacionais. Assim, quem se especializar encontrará um mercado amplo e receptivo, sobretudo em grandes e médias empresas, instituições bancárias, escritórios de contabilidade, indústrias de diversos segmentos, além de órgãos e entidades públicas.

Portanto, ter um analista fiscal competente na sua empresa é tão importante quanto fazer uma administração competente. Como resultado você terá transparência e regularidade diante do fisco e uma melhor gestão financeira na sua empresa.

Veja mais algumas notícias similares a contabilidade para empresas em nosso blog. Aproveite e conheça melhor a Contmatic Phoenix.

Feito com ❤ por Contmatic Academy.

Por Prof. Mônica Sobral

Marcadores