Como Configurar corretamente o Certificado Digital no Cadastro da Empresa?
Informar corretamente o Certificado Digital para as empresas que terão seus dados enviados para o eSocial e a EFD Reinf é essencial para você não ter dor de cabeça mesmo antes de começar a enviar os Registros.
Por isso preparamos esse material para ajudá-lo a identificar a forma correta de cadastro.
Clique no seu Tipo de Certificado?
Ok, o seu Certificado é do Tipo A3, a Instalação dele está atualizada?
Clique para atualizar
Esse certificado é SEM ou COM Procuração?
Certo, qual o Tipo do Certificado?
Certo, a qual instituição está vinculado?
Certo, qual o Tipo de Certificado está vinculado à Receita Federal do Brasil?
Certo, qual o Tipo de Certificado está vinculado à Procuração da Caixa Econômica Federal?
Esse certificado é SEM ou COM Procuração?
Certo, qual o Tipo do Certificado?
Certo, a qual instituição está vinculado?
Certo, qual o Tipo de Certificado está vinculado à Receita Federal do Brasil?
Certo, qual o Tipo de Certificado está vinculado à Procuração da Caixa Econômica Federal?
Agora, fique de olho nessas dicas pois elas são bem importantes para sua empresa
1ª Dica: O Certificado Digital tipo A3 requer uma configuração diferente para assinar os arquivos, por isso, nós aconselhamos você a atualizar o seu Certificado antes de configurá-lo para a Empresa.
Acesse os links dos tutoriais e veja como atualizá-lo: Certisign e/ou Serasa Experian.
2ª Dica: Existem 02 tipos Procurações, a mais comum é da Receita Federal do Brasil e outra da Caixa Econômica Federal.
Se a sua empresa possui Procuração para enviar os arquivos de clientes verifique antes com o Responsável do Escritório ou com o seu Cliente em qual órgão a Procuração foi efetivada, assim você evita configurar de maneira incorreta.
3ª Dica: O eSocial só aceita Procuração Eletrônica, por isso é importante que você verifique se as Procurações de Clientes estão habilitadas para o eSocial.; Se a sua Procuração é da Receita Federal do Brasil, acesse o link https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login e verifique se no item “Senhas e Procurações”, na opção “Consulta pro Procurador” consta a empresa na qual você está definindo o Certificado Digital.
4º Dica: A Data de Validade da Procuração precisa estar em dia para que você possa enviar os arquivos do eSocial . Esse é um problema bastante comum que ocorre com grande parte das empresas. Se a Data da Procuração do Cliente estiver vencida você precisa preencher um novo Formulário que fica habilitado para você dentro do eCAC, na opção “Senhas e Procurações”, no item “Cadastrando Procuração”.
Agora que você já viu algumas dicas, é só seguir em frente e começar a usar esse recurso.
Boa sorte!