Como escolher certo o tipo de Certificado Digital?

Certificado A1 ou A3
Compartilhar nas Redes Sociais

A escolha do certificado digital é sempre algo que envolve bastante atenção por parte da empresa, isso porque, existem diferenças não apenas no quesito “valor de investimento”, mas também nos benefícios e facilidade de uso.

Principais diferenças entre os Certificados A1 e A3:

O Certificado A1 não necessita de tokens ou smart cards, todo arquivo é gerado e armazenado no próprio computador do usuário e a validade de licença é de 1 ano.

Além disso, um mesmo certificado pode ser utilizado simultaneamente em vários dispositivos. Por isso se a sua empresa possui um grande fluxo de informações a serem enviadas o mais vantajoso é o uso do tipo A1.

Já o Certificado A3, possui validade de 3 anos e uso de tokens e leitora de cartões é obrigatório, isto porque, todo o armazenamento de dados é feito dentro de uma estrutura física, ou seja, através de um hardware.

É importante destacar que ambos possuem altos níveis de confiabilidade e segurança.

Na hora de escolher qual usar, confirme se o sistema da sua empresa está preparado para aceitar ambos modelos de certificados. O Gestão Empresarial Online da Contmatic já está pronto para operar com certificados do tipo A1 e A3 na emissão de NF-es, NFS-es, CT-es, MDF-es e NFC-es.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.