Contabilidade para 2020: o que esperar?

Contabilidade
Compartilhar nas Redes Sociais

A previsão é animadora: especialistas são categóricos ao dizer que a expectativa para a área de Finanças e Contabilidade é a de retomada de crescimento. Um ótimo presságio para os quase 520 mil profissionais do setor registrados no Brasil. O atual cenário político e econômico explica tamanha animação. As empresas preveem um horizonte de confiança, principalmente com a nova Reforma Tributária. Muitos gestores reclamam que estão amarrados a um sistema ineficiente e caro – o que impede o país de explorar seu potencial gigantesco.
Os profissionais de escritórios contábeis precisam estar antenados com as mudanças previstas para o ano que acabou de começar.

Revolução nos impostos

Depois da mudança nas aposentadorias, o governo quer transformar o sistema tributário. Uma das principais medidas é a unificação dos tributos, com o chamado IBS (Imposto sobre Bens e Serviços).

A ideia é converter o ISS, o ICMS, o IPI, o COFINS e o PIS em uma só alíquota. O profissional precisa avaliar como a unificação vai afetar o dia a dia do escritório. Com o fim do Frankenstein tributário, o contador vai ter segurança para realizar um trabalho contábil e fiscal mais consistente e sem erros.

Presença digital

O xadrez político para aprovação das reformas é complexo: depende da boa vontade do executivo, de boa parte dos 513 deputados e dos 81 senadores. Que tal começar uma revolução interna, dentro do escritório? A inovação tecnológica é IMPRESCINDÍVEL para alcançar resultados e conquistas no concorrido mercado de contabilidade.

Destaque para os sistemas de Business Intelligence (BI)– uma das principais apostas para diminuir os erros e as incongruências no escritório. O crescimento da chamada contabilidade digital é um desafio para os escritórios que ainda praticam um serviço convencional. A onda é investir em marketing digital contábil. O retorno é incontestável.

Penso, logo existo!

A fama é injusta: as áreas de finanças e contabilidade ainda são vistas como muito operacionais e pouco analíticas. O profissional precisa se desvencilhar das funções técnicas e ajudar a empresa a criar novos projetos de receita. Pensamento crítico é fundamental.

Customer Experience: como fidelizar pelo relacionamento?

Metas para 2020

Comece o ano com um planejamento claro dos objetivos e propósitos. Estabeleça desafios de curto, médio e longo prazo que possam impulsionar o crescimento do escritório. Qual é o caminho mais curto para reduzir custos? De que forma consigo aumentar a carteira de clientes?

Metas sempre audaciosas e realistas para manter a equipe motivada em alcançá-las.

É importante deixar claro que com tantas mudanças, o profissional que não se atualizar corre grandes riscos de perder espaço no mercado.

Afinal, manter-se atualizado sobre as notícias e mudanças do mercado é de extrema importância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.