Ficou mais fácil para os empregadores domésticos. Foi lançado pelo governo, o aplicativo eSocial Doméstico que permite o empregador, por meio de qualquer smartphone ou dispositivo móvel, realizar o fechamento da folha de pagamento, gerar o Documento de Arrecadação do eSocial (DAE), além alterar o salário do empregado e gerar o informe de rendimento.

Por enquanto ainda não estão disponíveis no aplicativo as funcionalidades para admissão do trabalhador, desligamento e afastamento. Estas funcionalidades podem ser utilizadas na versão Web do eSocial Doméstico.  Mas, de acordo com o governo, em breve serão adicionadas.

Ficou bem prático. Com o aplicativo em seu dispositivo móvel, o empregador doméstico poderá fechar a folha de pagamento mensal de seu empregado de qualquer lugar.

Como obter o aplicativo

O aplicativo está disponível gratuitamente para download nos sistemas operacionais: Android e IOS, no App Store e no Google Play.

Para utilizar o aplicativo é preciso realizar o mesmo login com as informações já utilizadas no eSocial. Basta que o empregador informe o seu CPF, código de acesso e senha.

Funcionalidades disponíveis

De acordo com as informações no portal do eSocial, as funcionalidades disponíveis no aplicativo são:

  • Folha de Pagamento: possibilidade de edição e fechamento das remunerações dos trabalhadores, permitindo a inclusão de diversas rubricas, impressão de recibos de salário em PDF e geração de guia para pagamento. O aplicativo traz também um facilitador para efetuar o pagamento, pois efetua a cópia do código de barras no momento de geração do DAE, permitindo a realização do pagamento diretamente no aplicativo do seu banco.
  • Reajustar Salário: alteração do salário contratual com o preenchimento de apenas dois campos (novo salário e data do reajuste).
  • Informe de Rendimentos: opção para impressão do informe de rendimentos utilizados pelos trabalhadores na declaração anual de ajuste do Imposto de Renda.
  • Acesso ao Manual e Perguntas Frequentes: link para acessar o conteúdo no portal do eSocial.

Caso seja necessário incluir uma rubrica na folha que não consta no app ou alterar outras condições contratuais, o empregador deverá utilizar a versão web disponível no portal do eSocial.

 

software cloud

 

Feito com ❤ pelo Legalmatic.

Por Bernadete Conceição