Transformação digital contabilidade: conheça sua importância
O que impede você de começar a transformação digital na contabilidade?
Será que é o seu cliente?
“Meu cliente não aceita as coisas de uma forma diferente.”
Será que são seus colaboradores?
“Os funcionários não são abertos a novidades.”
Você não tem acesso às ferramentas e não sabe por onde começar?
“As ferramentas são caras.”
Se você, em algum momento, chega a utilizar uma dessas “saídas” para se justificar, este conteúdo vai ajudar.
Você vai entender por que precisa iniciar a transformação da sua empresa contábil hoje mesmo com um exemplo real da da nossa parceira Tactus Contabilidade Digital .
A primeira coisa que precisa entender é: por que é necessário começar uma transformação digital?
Transformação digital no mercado contábil
O mercado está mudando há algum tempo e quem ainda não mergulhou nesse processo de mudança já está atrasado.
À medida que o mercado avança, acaba utilizando mais tecnologia, ajusta os processos e fica mais competitivo sob o ponto de vista de preço.
Isso já é uma ameaça para as empresas tradicionais que não evoluíram.
Empresas paradas no tempo
As empresas tradicionais são aquelas que ainda têm processos manuais e que não utilizam sistemas auxiliares.
Temos também empresas que não utilizam as ferramentas que um sistema entrega a elas, ou utilizam um sistema atrasado — o que é muito comum, alguns sistemas não evoluíram — consequentemente, elas têm uma operação morosa, pouco produtiva e estão com o negócio ameaçado.
Problemas também acontecem quando a empresa não ajusta os processos internos: muitas empresas tradicionais não melhoram para ser mais ágeis e ainda gastam energia com documentos físicos.
Com isso, elas estão gastando energia e mão de obra com o que não vai trazer retorno.
Mudanças na empresa são fundamentais
Na Tactus Contabilidade Digital, a eliminação da documentação física do escritório foi feita há mais de 5 anos quando decidiram remodelar o negócio e, somente com essa ação, deixaram de precisar de uma pessoa para cuidar dos documentos e das pessoas que faziam o trâmite de documentos — chegando a ter três motoboys para essa atividade.
Além disso, foi eliminado também o veículo que era utilizado para essa questão de visitar os clientes e para retirada de documentos.
Sem dúvidas, isso trouxe uma economia relevante, sem levar em consideração a responsabilidade que era manter todos esses documentos.
Tecnologia
Transformar-se digitalmente é uma questão de competitividade. Ou seja, se sua empresa não se transformar, perderá cada vez mais a capacidade de disputar de igual para igual com as outras contabilidades ou escritórios contábeis do mercado.
Se o seu negócio tiver um custo de execução muito alto, ele não é competitivo sob o ponto de vista de preço.
Portanto, ele não terá velocidade de execução de serviço.
Quando você tem um negócio que utiliza a tecnologia, consegue ganhar velocidade e tudo flui mais rapidamente, além de ser possível ter melhores resultados de um profissional.
Mentalidade do gestor
Você não pode dizer que não muda porque o seu cliente não aceitaria a transformação. É uma questão de top-down. Ou seja, a mudança tem que vir da gestão, que é o topo da empresa, para atingir de forma efetiva o cliente.
Antes de mais nada, será necessário uma mudança de mindset da gestão, que vai influenciar o time, para somente depois transformar a mente do seu cliente.
Entenda que algumas pessoas não vão se transformar.
Mas se não começar isso por você, a largada não será feita nunca, muito menos conseguirá identificar quem não vai se transformar.
Esse é o jogo da vida moderna: quem não se transforma, fica para trás.
No caso do colaborador, se ele não se transformar, não terá a oportunidade de acompanhar o crescimento da sua empresa.
Já no caso do cliente, se tiver um serviço que passou por esse processo de transformação digital, vai encontrar empresas que vão aderir a essa forma de ser atendido.
Atendimento na contabilidade
Para isso dar certo, é necessário educar a sua base, alguns vão permanecer e outros serão substituídos por um público mais alinhado com seu atendimento.
Não significa que você vai atender 100% digitalmente como é feito o atendimento na Tactus Contabilidade Digital.
Eles têm uma empresa que virou para o modelo digital. É diferente de uma empresa que está se transformando digitalmente.
Ter um processo de transformação digital é diferente de ter um modelo de contabilidade digital, muita gente confunde.
A Tactus tem um negócio digital e a proposta que eles deixam para você não é ter um modelo digital logo de cara, mas sim ter uma empresa transformada digitalmente.
É mais fácil transformar digitalmente, pois não vai precisar do volume de ferramentas que tem, a aceleração de aquisição de cliente e de um time tão acelerado como o deles.
Você pode ir no seu ritmo.
É claro que não dá para ter um time lento, processos burocráticos e lá na ponta um cliente que não adere às coisas relativamente simples, afinal, é um processo de transformação.
Não faz o menor sentido hoje em dia transitar fisicamente os documentos de clientes, correndo riscos, perdendo tempo e arquivando esses documentos depois.
Fazer essa transformação é essencial para a sua sobrevivência, o seu negócio está ameaçado.
Se você não se conscientizar em relação a isso, terá dificuldades de fazer essa transformação.
Pense que para transformação, você precisa mudar o seu mindset para depois transformar a sua equipe.
Ferramentas
Precisa também adotar o mínimo de ferramentas necessárias.
Talvez as ferramentas necessárias já estejam a sua disposição, você já tem no seu software e não utiliza.
Pode ser necessário buscar uma ferramenta complementar que podem fazer muito sentido, sobretudo nas operações que são mais complexas.
Se tiver uma operação um pouco mais densa, talvez a ferramenta do software não entregue tudo aquilo que você pode ter usando outra ferramenta paralela.
Você deve decidir o momento certo de utilizar uma ferramenta.
Resultados para o seu negócio com a transformação digital na contabilidade
Comece a transformação na sua mente e entenda que o problema não está no seu cliente ou funcionário, está em você que não quis transformar ou não aceitou a transformação.
No momento em que aceitar a transformação, alguns clientes vão aceitar e outros não, faz parte do jogo. Esses clientes que não se adaptam ao minimamente necessário são minoria quando olhamos a realidade.
A maior parte dos problemas das empresas que não começaram o processo de transformação não está nos clientes ou funcionários ou na possibilidade de adotar ferramentas e sistema, está nos próprios donos dos respectivos negócios.
Comece a transformação por você, transforme a sua empresa e não coloque seu negócio em risco!
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Feito com ❤ por Tactus Contabilidade.
Por Jenniffer Martins.