Em tempos de crise, todas áreas são afetadas de diversas maneiras, e é cada vez mais nítido e palpável os impactos que temporadas como a do coronavírus (COVID-19), podem causar a curto e médio prazo nos negócios.

Redução de valores, quebra de contratos e diminuição dos fluxos de entrada de novos clientes são os principais pontos negativos evidenciados por escritório de contabilidade ou segmento próximos.

A maioria das empresas está sob pressão, devido aos prejuízos dos últimos meses.

Em momentos assim, é evidente que serviços terceirizados passem a ser os primeiros na lista de corte.

Por isso, é de extrema importância mostrar o seu valor e a importância da contabilidade em tempos estáveis.

Sendo assim, vamos dar algumas dicas de ações e estratégias para você colocar em prática no seu escritório nesse momento de crise que estamos passando:

 

Evidencie 

Prove seu valor! Em períodos difíceis, o gestor precisará ainda mais de ajuda no controle financeiro. Exponha ideias de corte dos gastos ou nova rentabilidade, direcione o empresário nas tomadas de decisões que envolvem as finanças do negócio. Em tempos de crise, a burocracia sempre cresce e a necessidade de orientação trabalhista e tributária também. Faça um novo planejamento e uma nova estratégia, desenvolva-os com foco na crise.

 

Preserve clientes

Adapte-se aos níveis de acessibilidade de seus clientes.

Os clientes trabalham remotamente em casa e parte de sua acessibilidade – como a sua – será desafiadora.

Tente agendar as comunicações para horários específicos e expanda a flexibilidade das opções de conexão, como horário de início, horário de funcionamento e novas maneiras de conectar-se eletronicamente.

 

Invista em relacionamento

Desenvolva programas de pagamento e trocas de engajamento que ajudam você e os clientes.

Se necessário, opte por um especialista em comunicação para ajudar.

Empatia e sensibilidade são cruciais em momentos de crise.

Seja muito transparente com toda sua equipe e com seus clientes, invista em reuniões e na criação de um grupo para tomada de decisões.

 

Organize-se

Ajuste diariamente sua programação de produção e faça reuniões com a equipe duas vezes por semana, para refletir sobre o andamento dos projetos.

O que está aprovado para ser feito? Quanto será feito? Qual é o tempo de resposta? Você deve definir horas semanais.

 

Automatize processos

Aposte mais em robotização, automatização de tarefas, processos e rotinas.

Ferramentas como o Robomatic, da Contmatic Phoenix, podem ser ótimos aliados para ajudar no trabalho do dia a dia e para ganhar tempo para focar no que realmente importa: no seu cliente.

O Robomatic trabalha dia e noite com rotinas robotizadas de importação de arquivos, exportação de PGDAS, processamento da Folha de Pagamento (confira nesta página tudo que ele pode executar automaticamente por sua empresa).

 

Visibilidade 

Pode até parecer clichê dizer que quem não é visto, também não é lembrado.

Porém, isso tem tornado-se uma grande realidade em tempos de isolamento.

As empresas, os negócios e os serviços estão chegando digitalmente para os clientes.

Esse pode ser o momento ideal para você criar um site pessoal e redes sociais, divulgar conteúdo ou até disponibilizar materiais ricos ou esclarecer dúvidas.

É um caminho certeiro para construir um nome de referência e chegar até novos clientes.

 

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo e que ele te ajude no seu dia-a-dia.

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