eSocial libera ambiente de testes para empresas de TI

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Deste segunda-feira (26/06), as empresas de tecnologia de informação vão poder testar o eSocial.

A iniciativa faz parte de uma etapa de preparação – tanto para o governo, como para o setor produtivo – para o início da utilização obrigatória do eSocial por todos os empregadores.

O processo ocorrerá em duas etapas e contemplará, neste primeiro momento, empresas de TI.

  • Primeira etapa: de 26/06/2017 a 31/07/2017 (empresas de Tecnologia da Informação);
  • Segunda etapa: de 01/08/2017 em diante (qualquer empresa).

O ambiente de Produção Restrita é uma infraestrutura criada no âmbito do projeto eSocial para viabilizar a realização de testes pelas empresas, sem qualquer efeito jurídico. Trata-se de um ambiente limitado, com número máximo de trabalhadores por empresa, destinado exclusivamente a testes funcionais. Portanto, não é um ambiente para a realização de testes de carga ou testes de performance.

A Produção Restrita limitará a utilização de 1.000 (mil) vínculos por empregador.

Toda evolução do eSocial será implantada primeiramente no ambiente de Produção Restrita, onde ficará disponível para os testes das empresas por um determinado tempo a ser definido pelo Comitê Gestor de acordo com a característica/tamanho da mudança. Em seguida, será implantada no ambiente de produção efetiva.

Vale ressaltar que o cronograma de implantação do eSocial prevê a adoção obrigatória do programa, a partir de 1° de janeiro de 2018, para as empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões anuais. Já a partir de 1° de julho de 2018, o eSocial torna-se obrigatório para todas as demais empresas do país.

Para apoiar os profissionais das empresas que terão seu acesso liberado ao ambiente de testes do eSocial,  está disponível no portal do eSocial o Manual para desenvolvedores, com as diretrizes de uso do ambiente restrito.

As demandas provenientes da utilização do ambiente de Produção Restrita das empresas que já estiverem utilizando o ambiente de testes deverão ser reportadas por meio de formulário próprio, disponibilizado no canal de comunicação com a equipe de suporte do eSocial.

As respostas serão de acesso público.

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