Como implantar uma contabilidade de um cliente novo em seu escritório

Contábil 19 de Out de 2023

A implantação contábil de um novo cliente nos escritórios de contabilidade é uma atividade profissional utilizada em todo o mundo e pouco explorada por profissionais de contabilidade, principalmente no Brasil. É uma área do conhecimento que requer especialização pois há padrões a serem aplicados.

Antes de continuar a leitura, aproveite para conhecer o software contábil que otimiza a rotina do seu escritório. O Contábil Phoenix apoia e otimiza diversas obrigações do dia a dia da sua empresa.

Diariamente novos negócios têm seus registros validados nos órgãos públicos como juntas comerciais, cartórios, Receita Federal do Brasil, etc e buscam empresas prestadoras de serviços contábeis para direcioná-los nessa etapa. Da mesma forma, empresas estabelecidas por situações de mercado contratam novos parceiros de contabilidade para administrarem suas operações fiscais, trabalhistas, previdenciárias, sejam de contabilidade, finanças, dentre outros, uma vez que cada processo é extremamente complexo e técnico para muitos empresários. Isso dificulta o entendimento deste último sobre o que será de fato executado, como será entregue cada serviço, que tipo de resultado efetivamente o contratante receberá.

Neste sentido, nota-se que apesar das orientações oferecidas por profissionais de contabilidade ao contratante (cliente do escritório contábil), em suma maioria são insuficientes para que a operação daquele negócio possa produzir dados, informações, dentre outros, sem erros. E a causa da maioria dos erros são originados por processos administrativos criados de forma empírica, ou até por profissionais que estudam certas operações gerenciais, porém sem validar os impactos tributários, trabalhistas e até financeiros gerando grandes dificuldades em alguns momentos desse negócio. 

E dentro desse contexto, os serviços de contabilidade são impactados de forma objetiva diante dos diversos erros, lapsos, decisões equivocadas por não contemplarem a estrutura básica legal da contabilidade.

Uma prestação de serviço de contabilidade independentemente do seu modelo,(tradicional ou digital) requer que o profissional, neste caso, o contabilista habilitado, tenha consigo conhecimentos de implantação contábil para que seu novo cliente adote esses padrões. 

Tal ponto inicia-se desde como a empresa executa suas operações, as decisões dos diversos agentes, como o software (ERPs) da empresa está configurado, visão financeira, visão de negócio (vendas, compras, estoques) para que sejam de fato implantado uma contabilidade, não apenas e tão somente, atendendo as normas tributárias, trabalhistas, previdenciárias, financeiras vigentes no Brasil, mas também com foco no negócio da empresa.   

Como isso poderá ser feito? Via processo planejado e organizado de implantação contábil, onde as pessoas envolvidas são direcionadas, softwares com as validações e alterações promovidas conforme norma vigente, bem como revisões operacionais, se for o caso, para validar esse tipo de negócio.

Por outro lado, cabe destacar que todo processo de implantação requer forte base contábil, fiscal-tributário, trabalhista, previdenciário, software e ferramentas ligadas, gestão de negócios, negociação, gerenciamento de projetos baseados nas melhores práticas, bem como a compreensão da cultura de cada empresa. 

Contudo, o mercado brasileiro carece de profissionais com essa expertise e raríssimas empresas de contabilidade implantam de fato seu modelo contábil em seus clientes. Razão pela qual muitos escritórios de contabilidade têm serviços em atraso, não conseguem digitalizar seus processos, etc; cabe um olhar de cada profissional contábil para essa área: Implantação contábil.

Veja mais algumas notícias similares a contabilidade para empresas em nosso blog. Aproveite e conheça melhor a Contmatic Phoenix.

Feito com ❤ por Contmatic Academy.

Marcadores