Faturamento e Emissão de Nota Fiscal

Contábil 15 de Mar de 2024

Quando o assunto é a organização de uma empresa, existem uma série de fatores que deve ser levada em consideração, principalmente na área administrativa, no setor de faturamento. A definição de faturamento tornou-se fundamental, pois permite delimitar e especificar pontos sensíveis à gestão, notadamente os que dizem respeito aos impostos que são apurados.

Assim, o setor ganhou em tecnologia de informática, com inúmeros softwares especializados, seguindo a tendência nacional de gestão virtual, que atende aos requisitos da escrituração fiscal e emissão de nota fiscal, conforme a legislação tributária.

Com a entrada em cena da Nota Fiscal Eletrônica (NFe) as empresas foram direcionadas ao gerenciamento virtual de seus documentos. A emissão da NF era um procedimento manual, sujeito a erros e atrasos que impactava negativamente no fluxo de caixa e na experiência dos clientes.

Processo de emissão da NF

Saber como emitir o documento pode ser um desafio para muitos novos empreendedores — mas a verdade é que a tarefa é muito mais simples do que você imagina!

Neste artigo, vamos desmistificar todos os conceitos por trás da nota fiscal e apresentar dicas úteis de como emiti-la. Abordaremos o assunto nos seguintes tópicos:

  •  O que é nota fiscal?
  •  Quem precisa emitir nota fiscal?
  •  Os modelos e tipos de nota fiscal
  •  Vantagens de emitir nota fiscal

O que é nota fiscal?

Antes de mais nada, precisamos falar sobre a definição de nota fiscal e os tipos mais comuns no mercado. Vamos lá?

Basicamente, a nota fiscal é um documento que regulariza e comprova todas as vendas ou

prestações de serviços realizadas pelo seu negócio.

Esse procedimento é obrigatório para grande maioria das empresas e é essencial para um bom funcionamento da empresa, uma vez que funciona como uma comprovação tributária da atividade prestada por uma pessoa jurídica.

Nesse sentido, não realizar a emissão de nota fiscal configura o crime de sonegação fiscal, podendo ocasionar em multas e detenções para a instituição.

Quem precisa emitir nota fiscal?

A emissão de notas fiscais é obrigatória para todas as empresas que contribuem com o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), como é determinado na Lei nº 8.846/94.

A exceção dessa regra são os Microempreendedores Individuais (MEI), cuja emissão é obrigatória apenas quando realizam algum serviço ou atividade para uma pessoa jurídica. No caso de vendas ou prestação de serviços de MEI para pessoa física, a nota fiscal é dispensada.

Modelos de nota fiscal

  • Tradicional: a nota fiscal emitida em papel e onde todos os preenchimentos são feitos à mão. Nesse primeiro modelo, a empresa guarda todos os documentos impressos em pastas e arquivos;
  • Eletrônica: ao contrário da nota fiscal tradicional, a eletrônica é feita inteiramente pelo computador. Nesse caso, é preciso contar com um programa emissor desenvolvido exclusivamente para essa finalidade.

Tipos de nota fiscal

  • Nota Fiscal (NF): registra as operações de vendas e compras de produtos e outras operações, como importação, exportação, remessa, retorno e devolução;
  • Nota Fiscal de Serviço (NFS): como o próprio nome diz, a NFS é tipo de nota fiscal utilizado para realizar a prestação de serviços;
  • Nota Fiscal do Consumidor (NFC): muito utilizada no setor de varejo, substituindo o modelo do cupom fiscal;

Vantagens de emitir nota fiscal

Além das obrigações legais, a emissão de notas fiscais também garante uma série de vantagens para a sua empresa. Com tantas opções de prestação de serviços no mercado, é preciso escolher aquela que apresente maior credibilidade

A emissão da nota fiscal é um procedimento essencial para garantir a integridade da sua empresa e mantê-la em dia e regularizada com os órgãos públicos.

Emissão de NF-e em 01 minuto - Experimente Grátis

Veja mais algumas notícias similares a contabilidade para empresas em nosso blog. Aproveite e conheça melhor a Contmatic Phoenix.

Feito com ❤ por Contmatic Academy.

Por Prof. Mônica Sobral

Marcadores