Robotização leva maior eficiência às operações da empresa

Robotização leva maior eficiência às operações da empresa - Blog Contmatic

Nos últimos anos, a robotização de processos é uma realidade que tem apresentado resultados transformadores para muitas empresas.Afinal, ela reduz a carga de tarefas repetitivas, gerando uma séria de benefícios, como diminuição no tempo gasto do trabalho, eliminação da possibilidade de erro humano e, consequentemente, libera os profissionais para atividades que vão exigir seus verdadeiros talentos.

Hoje, existem inúmeras rotinas e tarefas burocráticas que tomam boa parte dos recursos humanos de muitas empresas, como a digitação e o tratamento de dados, serviços de alertas, envio e recebimento de e-mails e integrações e interações entre sistemas diferentes. Mas essas e muitas outras atividades podem ser completamente automatizadas com a robotização de processos.

Recentemente, nos Estados Unidos, uma das principais empresas do ramo de finanças desenvolveu um software, uma espécie de robô, capaz de interpretar os contratos e acordos firmados pela empresa. Isso acontece por meio do conceito Machine Learning, com softwares que se baseiam em algoritmos, capazes de fazer previsões e tomar decisões baseadas em um histórico de dados e em modelos. Conforme as informações mudam, as máquinas são capazes de repetir o “raciocínio”, obtendo resultados confiáveis e semelhantes, mesmo com atualizações em tempo real.

No Brasil, atingir o compliance tributário é um grande desafio em função da complexidade deste sistema, mas, em outros países, como na Inglaterra, também existem dificuldades. Mas, o fato é que a inteligência artificial está sendo desenvolvida até mesmo em tarefas consideradas complexas para os homens, como a gestão de impostos e outras atividades tributárias.

Robotização na área contábil

Os processos contábeis demandam tempo com rotina e tarefas muitas vezes desgastantes e repetitivas. O pior é que, quando não acompanhadas e realizadas de forma incorreta, eles podem gerar perdas irreparáveis não apenas para o escritório, mas para os clientes.

Baixa produtividade, má adequação das ferramentas utilizadas, alta rotatividade de funcionários e falhas na execução dos processos são algumas das dificuldades enfrentadas por parte dos 82 mil escritórios contábeis do país. Definitivamente, inovar métodos de trabalho que garantam a satisfação da empresa é o grande desafio para os profissionais do setor.

Por isso, a Contmatic Phoenix disponibiliza o Robomatic, uma ferramenta totalmente inovadora, capaz de gerenciar e executar sozinho inúmeras tarefas diárias, diminuindo erros e retrabalhos, gerando mais eficiência aos serviços contábeis. A robotização diminui o trabalho operacional e, consequentemente, aumenta o tempo para conferência e análise das informações necessárias, decorrentes das exigências fiscais e tributárias. “Isso permite que o escritório ou o profissional contábil faça mais em menos tempo com qualidade e possibilita que dessa forma se crie diferenciais que possam agregar valor ao serviço prestado”, argumenta o presidente da Contmatic, Sérgio Contente.

O Robomatic realiza diversas tarefas automaticamente, como ativar uma empresa, importar informações, calcular, emitir relatórios e claro, enviar para o cliente. “Dotado de inteligência, o sistema demonstra todos os processos em tempo real para cada colaborador, informando a próxima tarefa que depende do ser humano para ser executada, como conferir um relatório, além de aproveitar para avisar quais ações ele vai executar sozinho e de forma totalmente automática”, diz Contente.

Busca XML e Contador Online

Dois pontos fundamentais no processo de robotização são o Busca XML e o Contador Online. O primeiro faz uma verdadeira caça aos arquivos e traz diariamente, por exemplo, as notas fiscais de entrada e saída. Dessa forma não é preciso ficar aguardando o cliente enviar suas informações XML, ou escriturar o Danfer através do leitor de código de barras. Otimiza-se tempo no trabalho e ganha-se em qualidade.

Com o Contador Online, toda a comunicação entre o cliente e o contador é feita de forma automática, desde o envio de uma guia para pagamento como uma solicitação de férias.

Saiba como a Contmatic pode otimizar a sua empresa em http://www.contmatic.com.br/