Descubra o segredo para gerenciar empresas PMEs
Todo empreendimento começa com um sonho de um empreendedor. Seja por mais liberdade para tomar decisões, maior rentabilidade ou a busca por uma vida com mais propósito. Essas são algumas motivações comuns entre quem decide abrir o próprio negócio.
Avaliando esse cenário, podemos considerar que gerenciar empresas PMEs surge como uma necessidade mais complexa do que o esperado. A gestão envolve diferentes aspectos do empreendedor, como acompanhamento de estoque, planejamento financeiro e análise da concorrência. E como esse profissional vai dar conta do recado?
A palavra-chave para conquistar o sucesso é organização. O empreendedor deve ter total controle do que paga e recebe, da mesma forma que deve controlar todos os dados que estão relacionados às vendas, aos fornecedores, etc.
A gestão de pequenas e médias empresas deve ser bastante cautelosa, pois ela envolve muitas particularidades. O empreendedor precisa agir de maneira cuidadosa, evitando equívocos e potencializando as oportunidades. Com isso, será possível se destacar no mercado e expandir a marca.
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O que é gestão de PME’s?
A gestão de pequenas e médias empresas está relacionada ao conjunto de atividades que são necessárias para a manutenção do negócio. Essas atividades podem incluir desde a organização do fluxo de trabalho até a gestão dos colaboradores, o controle financeiro e todas as outras demandas essenciais para a sobrevivência da empresa.
As atividades relacionadas a gerenciar empresas PMEs é, portanto, bastante parecida com o sistema de gestão adotado por empresas de grande porte. O diferencial está, basicamente, na quantidade de colaboradores e nas cadeias produtivas.
Vale lembrar que, apesar de não ter as demandas iguais às de uma grande empresa, os pequenos e médios empreendedores compartilham do mesmo objetivo: se estabelecer e crescer no mercado que se apresenta cada vez mais competitivo.
Qual a importância de gerenciar empresas PMEs?
A gestão empresarial é de extrema importância e pode oferecer uma série de benefícios à empresa, especialmente às pequenas e médias. O processo é indispensável para todas as corporações.
Por meio de uma gestão empresarial, as pequenas e médias empresas se formalizam, podendo conquistar chances de alcançar uma posição melhor no mercado. Junto a isso, mas não menos importante, o capital fica organizado, criando uma separação entre as finanças de líderes e da própria empresa, por exemplo.
Ao gerenciar empresas PMES, é possível colocar cada fator no devido lugar. Ou seja, por meio do gerenciamento de PME’S, é possível desenvolver estratégias, controlar os valores de impostos, construir soluções para novos desafios e se desenvolver diante de um contexto positivo e de bem-estar para os colaboradores.
Quais os principais mitos da gestão de pequenas e médias empresas?
Antes de falarmos sobre as estratégias relacionadas ao gerenciamento de pequenas e médias empresas, é importante desvendar alguns mitos que rondam os empreendedores no início da sua jornada.
Fazer o negócio crescer significa aumentar a estrutura operacional, comercial e administrativa. É neste momento que surgem as dificuldades e muitos empreendedores deixam de acreditar no potencial do negócio. Com isso, não se aplicam métodos e estratégias que poderiam ser o diferencial para o crescimento da empresa.
Apesar disso, mesmo que pareça desafiador no início, promover a gestão empresarial é mais simples do que se imagina. Pensando nisso, veja alguns mitos relacionados à gestão empresarial.
1. Acreditar que a gestão empresarial é complicada
Como falamos anteriormente, um dos principais mitos relacionados à gestão de PME’s está no fato de acreditar que é um processo complicado.
Como muitos empreendedores desconhecem termos técnicos, como marketing estratégico, análise de concorrência e plano de negócios, acaba acreditando que não será possível.
No entanto, fazer a gestão de um negócio de forma estratégica exige mais postura e ações tomadas, do que conhecimento técnico de ferramentas de gestão.
2. Não controlar e não entender de contabilidade
Muitos empreendedores também ficam apreensivos por acreditarem que devem entender tudo que está relacionado à contabilidade do negócios, como controle de estoque, fluxo de caixa, capital, questões fiscais, entre outros.
A verdade é que esses e outros pontos, como o citado anteriormente, podem ser terceirizados. Ou seja, basta encontrar as pessoas certas para delegar essas funções.
3. Achar que é difícil administrar
Com o crescimento do empreendimento, o empreendedor deve pensar que aquele processo que consistia em apenas comprar, produzir e vender começa a ficar mais complexo. É preciso mais planejamento, bem como melhor controle e organização da administração.
Administrar tudo não é uma questão simples, mas não deve ser considerada difícil. O empreendedor não pode pensar que é diferente. Tudo continua como era realizado anteriormente, mas agora em uma escala maior, com maior volume de materiais, mais pessoas envolvidas e mais capital de giro.
4. Supor que o empreendedor já “sabe de tudo”
O empreendedor deve entender seu papel no negócio com o crescimento do mesmo. Ou seja, ele é o responsável pelo comando e pela administração.
Ele deve estar atento às características da sua atuação e saber como as outras atividades se desenvolvem no negócios, para poder administrar o time. Com isso, entre as habilidades que são necessárias estão liderança, organização e comunicação, além de proatividade e perspicácia.
É importante compreender que o empreendedor não deve saber tudo, de todas as áreas. É preciso ter foco e buscar por melhorias em sua administração, aprofundando seus conhecimentos sobre o ramo de negócios em que atua.
Como gerenciar empresas PMEs?
Depois de desvendar os mitos que envolvem gerenciar PME’s, é o momento de compartilhar várias estratégias positivas para fazer a gestão de pequenas e médias empresas.
1. Invista na sua educação financeira
A educação financeira é um ponto bastante importante para o gerenciamento de pequenas e médias empresas. A partir do momento que o empreendedor investe nesse conhecimento, ele consegue ter um controle mais eficiente das variáveis.
Ou seja, ele se torna capaz de fazer os investimentos necessários, mantendo o cumprimento adequado das obrigações e criando uma boa reserva para quaisquer urgências do mercado.
Sendo assim, é necessário o empreendedor se dedicar para conhecer alguns termos financeiros, como capital de giro, lucro, faturamento, receita, custo, despesa e demonstração de resultados de exercício (DRE).
Leia também: Como organizar as finanças para abrir uma empresa em 6 passos?
2. Fuja da informalidade
Atuar em formato informal pode ocasionar uma série de empecilhos e problemas para o desenvolvimento do negócio. Com a formalização há legitimidade do negócio. Ou seja, é possível conquistar mais espaço no mercado.
Junto a isso, é possível reduzir os riscos e evitar quaisquer problemas relacionados à legislação. Com tudo legalizado, é possível criar uma empresa próspera, além de proporcionar um ambiente de segurança e bem-estar para os clientes e colaboradores.
Leia também: Documentos para abrir uma empresa: saiba o que é solicitado
3. Conheça os seus clientes
Ao gerenciar pequenas e médias empresas é preciso colocar o cliente em primeiro lugar. O comportamento do consumidor é responsável por moldar as estratégias de venda, bem como disponibilidades dos produtos e serviços, promoções e inovações que possam vir a surgir.
O bem-estar do cliente deve ser visto como a missão do empreendimento. Ou seja, é preciso proporcionar a resolução do problema ou da necessidade do público para criar um vínculo sólido e de confiança.
É a partir de boas experiências e de uma memória afetiva que surge a fidelização de clientes. Então, o empreendedor deve ter bons conhecimentos acerca do perfil dos frequentadores e desenvolver alternativas que promovam satisfação para eles.
4. Comunique-se com sua equipe
Comunicação é a base de qualquer relacionamento e isso inclui a relação com o time de colaboradores do empreendimento. Uma boa comunicação otimiza o fluxo de trabalho, evitando mal-entendidos.
Por meio de processos comunicativos efetivos é possível garantir melhores oportunidades de negociação. Isso proporciona abertura para soluções mais construtivas e evita conflitos e desencontros no time.
5. Motive os colaboradores
Um laço forte com o time é imprescindível! O colaborador é quem faz o negócio acontecer no dia a dia, então, a relação deve ser de respeito mútuo e cooperação.
Diante desse contexto, é importante que o empreendedor busque promover ações para motivar o profissional. É possível criar uma boa cartela de benefícios, focando na saúde mental e bem-estar do time, por exemplo.
Esse processo é essencial para gerar melhores resultados e criar um fluxo de trabalho rentável e produtivo.
6. Delegue funções
O empreendedor tem um papel central na empresa, mas ele não pode, nem deve, dar conta de tudo. Ao gerenciar empresas PMEs, é preciso que as funções de cada colaborador estejam bem definidas para evitar conflitos e garantir uma rotina produtiva.
Sendo assim, para atuar como um bom líder, o empreendedor deve investir no potencial da equipe, escutando os profissionais, sendo capaz de fazer gestão de crises e saber delegar tarefas apropriadamente.
O gestor deve ter a expertise e os conhecimentos necessários para atribuir cada atividade ao colaborador mais habilitado ao cumprimento da tarefa. Ou seja, ter o negócio no controle não é fazer tudo, mas saber delegar.
7. Gerencie o estoque
Um bom controle de estoque é um dos grandes segredos para gerenciar empresas PMEs com sucesso. No entanto, a atividade demanda bastante conhecimento acerca do negócio.
É importante conhecer o quanto é demandado diariamente, quais são os produtos de maior saída e aqueles que exigem apenas poucas unidades.
O controle de estoque com boa eficiência é importante porque mercadoria armazenada significa um valor que não está em movimento. Ou seja, é dinheiro parado.
8. Conte com o apoio da tecnologia
Por último, mas não menos importante, o empreendedor deve considerar a tecnologia como uma ótima aliada. Isso facilita a gestão de pequenas e médias empresas.
Atualmente, o mercado conta com inúmeras soluções que visam facilitar o controle de processos, organizar as finanças, acompanhar o dia a dia dos profissionais e potencializar a comunicação.
Então, a dica é pesquisar pelas possibilidades que são oferecidas, avaliando as necessidades, e apostar em soluções informatizadas para facilitar as atividades.
Quais os principais desafios para consolidar o gerenciamento das PMEs?
Não há como negar, há inúmeros desafios que cercam a administração de uma PME. Mas, saber como lidar com estes imprevistos é algo indispensável para o sucesso do empreendimento.
Pensando nisso, listamos os cinco principais desafios a serem enfrentados no gerenciamento das PMEs.
Fluxo de caixa
Um controle do caixa eficiente é essencial. Por meio dele, é possível ter visibilidade de como está o andamento da produção, entrada, saída e métricas a serem alcançadas.
Além disso, os dados ali contidos permitem ver com precisão tudo que deve ser melhorado e substituído. Isso possibilita que a empresa possa se organizar para ter recursos para crescer e prosperar no mercado.
Estudo de Mercado
Conhecer o público do segmento de atuação faz toda a diferença na hora de impulsionar as vendas de forma estratégica para conquistar os resultados. Logo, o empreendedor deve estudar o mercado.
Um dos grandes erros cometidos pelos empreendedores está em, ao invés de estudarem o mercado, simplesmente venderem os serviços ou produtos sem um direcionamento.
Investimento em marketing
O investimento em estratégias de marketing é indispensável. Com ele, é possível conquistar melhor desempenho no reconhecimento da marca e divulgar os serviços para o público-alvo.
Ou seja, por meio de um investimento estratégico em marketing é possível conquistar um melhor desempenho frente à concorrência.
Controle de estoque
Como já citamos anteriormente, o controle assertivo de estoque é um desafio para o gerenciamento das PME’s. Com a falta de um controle assertivo, há mais gastos para o empreendedor.
Sem um sistema que informe a real situação da produção, há necessidade de investir mais recursos financeiros. Para as pequenas e médias empresas, esta gestão do estoque é primordial para atender as demandas dos clientes. Ela direciona o foco na distribuição do que já foi produzido para o mercado.
Investimento em Gestão de Pessoas
Mesmo que reduzido, as pequenas e médias empresas possuem um quadro de colaboradores. Sendo assim, é importante o investimento na gestão de pessoas desse negócio, que inclui desde um processo seletivo assertivo até uma capacitação profissional da equipe.
Por meio da gestão de pessoas, é possível reduzir os atritos entre os colaboradores, motivar os funcionários e até melhorar o atendimento ao cliente.
Tenha sucesso ao gerenciar empresas PMEs!
Podemos concluir que a gestão de micro e pequenas empresas não é uma tarefa difícil. No entanto, é importante perder o medo para poder alcançar as metas de forma eficiente.
Manter o gerenciamento das PME’s em dia, seguindo estratégias que visam o crescimento, envolve custos para que se conquistem os resultados desejados.
No entanto, ao investir na solução correta, a empresa consegue evitar erros que impedem seu destaque no mercado. Isso proporciona uma tomada de decisões mais assertiva, agilidade aos processos e, principalmente, o crescimento.
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Por: Emili Nitske.