Nos últimos meses, muitas empresas implementaram o método de home office (trabalho em casa), devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Os colaboradores agora têm a missão de desempenharem seus papéis com recursos e rotinas alteradas, muitas vezes até limitada. Trabalhar em casa pode parecer um sonho, mas, na prática, para muitas pessoas, tem sido extremamente desafiador. 

Cada função tem particularidades diferentes umas das outras, cada pessoa e cada lar também. Para alcançar o melhor desempenho possível, os colaboradores e as empresas precisam manter-se o mais alinhados possível! 

Negligenciar a situação crítica e de crise pode ser comprometedor com o passar das semanas. É necessário se adaptar ao novo “normal” e como qualquer adaptação, isso também levará certo tempo. 

Existem algumas estratégias para trabalhar em casa com eficiência: se manter psicologicamente, emocionalmente e fisicamente saudável é a base delas. A Contmatic separou algumas dicas transformadoras que podem ser adaptadas para a sua realidade e melhorar ainda mais a sua forma de trabalhar.

 

Primeiramente – Desenvolva uma rotina!

Acorde no seu horário normal de serviço, organize seu dia com calma, durma e alimente-se bem. Pode parecer óbvio, mas isso é fundamental para ajudar você a se preparar mentalmente para o dia e obter melhores desempenhos. Ter um cronograma de ações definido é importante para evitar atrasos e distrações. Deixe claro para você e para outros moradores da casa quais são os horários de serviço e os horários livres, fique atento para não ultrapassar essa linha e se auto sabotar só por estar em ambiente residencial.

Faça uma caminhada na hora do seu almoço ou alguma aula online que tenha afinidade, se exercitar também ajuda manter uma rotina saudável.

Tentar fazer tudo ao mesmo tempo pode ser desafiador e até arriscado, com a sensação aparente de ganho de tempo, podemos na verdade estar gerando um estresse muito maior e nos deixando cada vez mais suscetíveis aos erros. Pensar em muitas tarefas do serviço ou da casa, é um caminho para a distração.

 

Foque no que está fazendo no momento, aquela deve ser sua prioridade!

Faça o uso de ferramentas tecnológicas 

A tecnologia chegou para transformar e reajustar a nossa vida, vamos, diariamente, encontrando novas soluções e praticidades oferecidas por ela. Soluções, sistemas e aplicativos são facilitadores de tempo e otimizadores de resultados. Estude e absorva tudo que pode ser viável neste momento.

 

Elencamos abaixo alguns aplicativos e ferramentas que podem ajudar você!

É um aplicativo que oferece auxílio para pessoas com diferentes níveis de responsabilidades a se manterem alinhadas em só objetivo: completar uma tarefa. De bônus, ele também compartilha arquivos, define prazos, atribui tarefas, centraliza feedbacks.

Plataforma colaborativa que ordena as tarefas no formato canva (tabela sequencial) e especifica prazos de entrega, comentários e armazenamento de arquivos.

Gerenciador de tempo idealizado para organizar o período de cada tarefa.

Oferece um estudo do tempo em sites e quais são os principais acessos diários. Para um dia mais produtivo também, é possível bloquear os mesmo que causam distrações 

Perfeita para contadores. Agiliza métodos sem perder a qualidade de atendimento que os clientes necessitam, reduz o retrabalho das pessoas, auxilia na organização do seu escritório e contribui para uma perfeita gestão de relacionamento.

Outro sistema da Contmatic perfeito para contadores e gratuito para clientes. Captura de forma automática todos os documentos dos clientes. Faz a busca sem manifestar ou dar ciência da operação.

Armazena e compartilha arquivos, possibilita backup também.

 

Em situações de crise, as áreas mais comprometidas em uma instituição são as que lidam diretamente com as finanças.

Por isso, é fundamental contar as plataformas que ofereçam mais visibilidade e segurança, de forma que os resultados futuros venham ser os melhores possíveis.

Esse é o momento de investir nas ferramentas certas e guiar seu negócio para o sucesso. Se reinventar será sempre necessário e enxergar as oportunidades durante a crise pode ser a conduta que vai salvar os negócios. 

Conte com a Contmatic e vamos juntos!

#fiqueemcasa